Como economizar água na limpeza da sua empresa

5 dicas de como economizar água na limpeza da empresa

Em tempos crise, encontrar maneiras de cortar gastos é o sonho de qualquer empresário, não é mesmo? Nesse contexto, saber como economizar água pode fazer toda a diferença. Até mesmo na limpeza de indústrias, de escritórios ou de comércios é viável reduzir os custos de modo significativo usando menos água na higienização!

Afora isso, seu negócio vai contribuir para a melhora do meio ambiente, o que tem sido muito valorizado pelos consumidores. Quer saber como economizar água na limpeza de sua organização? Então acompanhe neste post 5 dicas práticas. Confira!

1. Lave a seco

Entre os conselhos de como economizar água está a atenção especial às mangueiras usadas nas lavagens, grandes vilãs quando o assunto é consumir esse recurso de forma mais consciente. Você sabia que enxaguar a calçada dessa maneira consome até 120 litros?

Para fugir de tanto desperdício, a lavagem a seco, feita com solventes químicos, é uma excelente opção. Esse método pode ser aplicado nos veículos da empresa, nos móveis estofados, como cadeiras e sofás, em carpetes e até mesmo em recintos inteiros.

Uma mangueira aberta por apenas 30 minutos, por exemplo, joga pelo ralo mais de 500 litros. Na contramão disso, a lavagem de carros a seco pode proporcionar muita economia.

Para se ter uma ideia, para lavar apenas dois carros, são necessários mais de mil litros mensalmente. Com uma solução química, é simples limpar até três automóveis sem praticamente nenhuma água.

Existem até faxinas ecológicas capazes de higienizar ambientes de até 100 metros quadrados com um único balde.

2. Use produtos de limpeza eficientes e apropriados

Já estão disponíveis produtos de limpeza feitos com alta tecnologia e que exigem menos água do que seus similares tradicionais. Com material de qualidade, é possível manter um ambiente livre de mau cheiro e bactérias por várias horas com um volume bem inferior do recurso.

Por essa razão, escolha produtos de limpeza confiáveis, de marcas que realmente se preocupem com os efeitos nocivos à natureza durante a fabricação de suas mercadorias.

Outra recomendação é escolher itens biodegradáveis, que não danifiquem rios e córregos. Afinal, de que adianta economizar o recurso em suas instalações se a empresa limpar com agentes químicos que contaminam os cursos d’água?

3. Contrate empresa especializada para a limpeza

Uma empresa com serviços focados em questões ecológicas pode elaborar um verdadeiro diagnóstico nas instalações do seu negócio, apontando maneiras criativas de usar a água mais racionalmente.

É possível, por exemplo, substituir as torneiras antigas por modelos de pressão. Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), uma troca como essa é capaz de gerar até 20% de redução de uso de água.

Afora isso, terceirizadas especialistas em higienização ecológica dominam as técnicas de como limpar de modo eficiente cada tipo de superfície, fato que otimiza a limpeza e evita o desperdício.

4. Conscientize os funcionários

Não há como economizar água sem a participação dos colaboradores, principalmente dos funcionários da limpeza, que lidam com o recurso diretamente no dia a dia. Por isso, faça campanhas para orientá-los e mobilizá-los.

Mensagens em redes sociais, treinamentos, palestras e vídeos são boas ferramentas para educar seu time. Se tiver condições, conceda folgas aos profissionais que mais se destacarem nessa missão.

5. Aproveite a água da chuva

Existem muitas maneiras de desfrutar da água da chuva e, dessa jeito, economizar na limpeza dos prédios e demais imóveis corporativos. Você pode comprar tanques de grande porte para armazenar em dias chuvosos ou simplesmente fazer isso em recipientes comuns.

Depois, essa água pode ser reutilizada para regar os jardins, para abastecer os vasos sanitários e para realizar novas limpezas e lavagens. Assim, a organização entra em um círculo positivo de economia cada vez maior.

Como você já deve ter percebido, encontrar formas de como economizar água é um passo estratégico para cortar os gastos. Uma das melhores maneiras de fazer isso é justamente na limpeza, atividade que geralmente absorve muito desse recurso.

Ao adotar práticas para faxinas ambientalmente corretas, seu negócio ganhará pontos a favor da reputação. Afinal, empresas que investem em responsabilidade ecológica continuam em alta. O que achou do post? Esta matéria te ajudou? Deixe-nos um comentário!

One thought to “5 dicas de como economizar água na limpeza da empresa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *