limpeza de coifa

5 Dicas para uma limpeza de coifa eficiente!

Em uma cozinha industrial ou profissional, cada componente deve ser higienizado conforme as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). No caso da limpeza de coifa, a atenção do empresário em restaurantes, hamburguerias e lanchonetes deve ser ainda maior. A necessidade de manter esse acessório devidamente livre de sujeira tem uma razão muito simples: ele vai acumular gordura e mau cheiro sem a devida limpeza, o que pode ser péssimo para o negócio, principalmente no ramo alimentício.

Afinal, quem tem apetite em um lugar com odores desagradáveis, não é mesmo? Afora isso, substâncias oleosas impregnadas nesse equipamento têm potencial de causar incêndios. Outro possível problema é a contaminação da comida. Os resíduos grudados nas paredes da chaminé podem cair sobre os alimentos em preparo nas panelas. Quer saber como deixar esse instrumento impecável? Então veja neste post 5 dicas incríveis para uma limpeza de coifa eficiente. Acompanhe!

1. Remova a coifa da tomada

O primeiro passo é remover o plugue da tomada. Depois, oriente os funcionários para que eles não deixem nada encharcado na hora de limpar essas estruturas de exaustão. Se houver resquícios de água quando o equipamento for religado, em caso de danos na fiação, pode haver pane elétrica ou curto-circuito. Também é fundamental esclarecer à equipe que os materiais de limpeza com silicone são inflamáveis e, por isso, eles não devem ser usados nesse processo.

Outros itens proibidos nesse tipo de limpeza são a esponja de aço e os utensílios com pontas cortantes: eles são capazes de causar danos na coifa, o que pode comprometer a eliminação da fumaça.

2. Limpe diariamente para evitar acúmulo de resíduos

Para manter a limpeza e a higiene da sua coifa, é necessário ter um cuidado diário. De preferência, esse procedimento deve acontecer com o comércio fechado. Dessa forma, há mais tempo para os componentes, como os filtros, ficarem bem secos. Assim, no dia seguinte, as peças são repostas sem nenhum perigo de umidade.

Mais um conselho: é importante usar detergentes desengordurantes para acelerar a remoção dos dejetos. Já os dutos da coifa podem ser higienizados a cada semestre. Se você se esquecer de mandar limpar essas tubulações, também terá problemas com o mau cheiro e até prejuízos para o funcionamento do sistema. Isso porque, com o passar dos meses, os vapores impregnam no encanamento.

3. Lave os filtros

A cada três ou quatro frituras, os filtros da coifa têm que ser removidos e lavados. É necessário deixá-los de molho em uma mistura de água quente com desengordurante de linha profissional por cerca de cinco minutos. Esse procedimento ajuda os ativos do produto na quebra das moléculas gordurosas. Com isso, não é mais preciso ficar esfregando os objetos várias vezes, o que vai contribuir para uma economia de água. Por último, deve-se passar uma escova para retirar os resíduos e enxaguar.

4. Tenha cuidado para não estragar as instruções de uso da superfície

Outro ponto de atenção na limpeza de coifa é em relação à parte externa do equipamento. Os colaboradores precisam ser orientados a não esfregar com muita força. Isso pode apagar as inscrições que trazem dados sobre o uso adequado desse utensílio, como as indicações de funcionalidades e velocidades. O ideal é aplicar um pano macio com água e detergente neutro. Depois, é necessária muita cautela com a secagem para evitar mofo e ferrugem.

5. Use produtos de ação potente

Quando o assunto é a limpeza pesada em restaurantes e afins, muitas vezes os gestores quebram a cabeça para deixar tudo em ordem e, ao mesmo tempo, para não prejudicar a produtividade da cozinha. Em boa parte dos casos, a melhor alternativa é aplicar produtos específicos para a função que se quer cumprir.

Nesse contexto, o Perox Grill pode trazer muitas respostas para o seu comércio. Você já ouviu falar dele? Trata-se de um desincrustante especialmente produzido para a retirada de sujidades complexas, inclusive gordura carbonizada, uma das mais difíceis de remover. Além da coifa, esse limpador é ótimo para fogões e chapas. Esse é um item que a Biossen, uma das distribuidoras mais requisitadas do Alto Tietê, disponibiliza especialmente para o mercado alimentício.

A limpeza de coifa, portanto, é uma tarefa muito importante na higienização de um restaurante, churrascaria ou lanchonete. Ela é necessária para impedir a contaminação da comida, para evitar acidentes e até mesmo para garantir a boa reputação, com o afastamento do mau cheiro. Além disso, a sua coifa vai durar mais se for bem cuidada.

Lembre-se de que os detalhes, muitas vezes, são a chave para o crescimento e para a geração de mais negócios. Que tal ter menos preocupação com a higiene e mais tempo para o core business? É simples: acesse o site da Biossen e conheça nossa linha completa de produtos para food service!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *