lavanderia profissional

Lavanderia Profissional: 4 dicas para um trabalho mais eficiente

Lavar roupas profissionalmente é uma grande responsabilidade, não é mesmo? Afinal de contas, nada é mais prejudicial para esse tipo de negócio do que estragar o casaco predileto de um cliente, por exemplo. Por isso, quem trabalha ou pretende atuar nesse setor deve aprender algumas dicas de lavanderia.

Embora possa parecer simples, esse processo requer cuidados especiais, de acordo com o tecido, a cor e a quantidade. Afora dominar as técnicas, é fundamental saber escolher produtos para lavanderia de confiança. Isso porque de nada adianta executar as metodologias da forma correta, mas aplicar materiais que não limpam o suficiente. Quer saber mais? Então veja neste post quatro conselhos incríveis para lavar as roupas dos consumidores do jeito certo. Confira!

1. Faça uma boa triagem

O primeiro passo para a lavagem de roupas, seja no ambiente profissional, seja no doméstico, é separar as vestimentas por cor e tipo de tecido. Além disso, no caso de um negócio, é muito importante cadastrar cada uma das peças com o nome dos respectivos clientes. Preste atenção antes de inserir qualquer item em uma máquina: indumentárias feitas de panos mais delicados requerem a lavagem à mão. Esse é o caso dos trajes de bebê, que não devem ser misturados aos de adultos. Abaixo, separamos outras dicas de lavanderia que vão ajudar a evitar problemas.

Veja:

  • não lave as toalhas junto com as demais peças;
  • não coloque na máquina tecidos grossos com finos, como uma calça jeans e uma camisa de linho;
  • os trajes que costumam expelir pelos durante a lavagem não podem ficar no mesmo recipiente ou equipamento que as que não soltam esses fiapos;
  • roupas mais delicadas devem ser lavadas à mão e com água fria.

2. Conheça os principais métodos

Outro conhecimento essencial na limpeza e higiene das roupas é saber qual método é indicado em cada caso. Nos serviços de lavanderia, algumas peças vão para a lavagem a seco e, outras, para o sistema com água. São submetidos ao primeiro processo itens de náilon, lã e seda, por exemplo. Nesse método, ao invés de água, é necessário utilizar produtos solventes. Por isso, a definição “a seco” acaba não sendo muito apropriada. Afinal, a roupa será molhada, não pela água, mas pelo agente químico.

Nessa técnica, as vestimentas têm de passar por um tratamento prévio com alguns aditivos especiais. Isso ajuda a não estragar as fibras. Depois de receber o solvente, os trajes são levados para a centrifugação. Por fim, deve-se secar em temperatura amena.

Já na lavagem com água, é fundamental uma atenção redobrada com as manchas. É recomendável usar produtos específicos para a remoção antes de umedecer o tecido, uma vez que a água tem uma ação fixadora. Ou seja, ao molhar uma peça manchada, a pigmentação pode grudar ainda mais.

3.Tenha cautela para secar e passar

Também está entre as dicas de lavanderia aprender um pouco sobre como passar e secar do jeito correto. Assim como nas outras etapas da limpeza de roupas, não se pode fazer a secagem de qualquer maneira. Alguns panos são compatíveis com a secadora, mas outros precisam ficar expostos ao sol até que sequem naturalmente. E há ainda os casos nos quais se deve enxugar na sombra.

Antes de colocar peças na máquina de secar, dê umas sacudidas para reduzir a quantidade de água. Essa técnica é ótima para desamassar os tecidos, o que vai tornar a passagem bem mais simples. Lembre-se de que as mesas de passar, em ambientes profissionais, costumam contar com braçadeiras. Utilize-as para caprichar na hora de alisar as mangas e os punhos de ternos e camisas. Você deve sempre observar a etiqueta para conferir as recomendações do fabricante.

4. Tome cuidado com produtos de má qualidade

Em uma lavanderia profissional, o resultado tem de ser perfeito. Desse modo, é indispensável cuidado com o volume e a qualidade dos materiais de lavanderia. Os produtos de limpeza clandestinos ou de procedência desconhecida são um grave risco para a saúde e para a durabilidade das peças. Afinal, um processo malfeito pode resultar na multiplicação de bactérias, germes e fungos. Afora isso, materiais de lavagem de confiança impedem a deformação das fibras. A sujeira é eliminada, bem como possíveis cheiros repulsivos, mas sem nenhum dano ao tecido.

A lavagem profissional de roupas é um assunto muito sério, como você já deve ter notado. Para evitar transtornos com clientes nesse ramo, é essencial ficar de olho em algumas dicas de lavanderia. Com esses cuidados, você vai fazer um trabalho bem melhor, com menos riscos de erros ou prejuízos.

Afora isso, as vestimentas ficarão mais macias e com as cores mais vibrantes. Assim, haverá mais tranquilidade para os clientes e mais resultado para a empresa. Quem sabe finalmente não sai aquela tão sonhada promoção? E aí? Esta matéria ajudou você? Deixe seu comentário!

One thought to “Lavanderia Profissional: 4 dicas para um trabalho mais eficiente”

  1. Boa tarde,foi muito valioso a dica, mas é um sonho abrir uma lavanderia pequena,dê início,na minha própria casa,a maior dúvida é como tirar mancha, qual é o produto dê qualidade pra isso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *