treinar e capacitar a equipe de vendas

Como treinar e capacitar a equipe de vendas

Treinar e capacitar a equipe de vendas é um passo muito sensível e delicado para um comércio. Afinal, os vendedores fazem o contato direto com o público, e o desempenho deles vai influenciar diretamente no sucesso do negócio.

Nesse quadro, não é possível atrair mais clientes sem a colaboração e o empenho desses importantes profissionais. Além de habilitá-los, a empresa precisa oferecer apoio e estrutura. Quer saber como deixar seu time afiado? Então leia este post com dicas interessantes! Acompanhe!

Monitore os resultados individuais e coletivos

Administrar uma equipe de vendas não será mesmo uma tarefa fácil. Afinal, ao elogiar um colaborador, você pode causar ciúmes nos outros. Por outro lado, ao tecer uma crítica, você corre o risco de despertar rejeições e má vontades. Sendo assim, será essencial muito jogo de cintura no monitoramento das performances.

Faça uma lista com seus melhores vendedores. Além disso, saiba quem são os piores e tente descobrir o porquê de uma atuação mais fraca. Esses profissionais estão na linha de frente de uma loja. Ou seja, eles têm um papel fundamental no convencimento do consumidor pela tão esperada decisão de compra.

Nesse sentido, faça avaliações frequentes sobre os resultados e dê feedbacks, seja para estimular o trabalho bem-feito, seja para corrigir as lacunas. Também é necessária uma ponderação sobre a atuação em conjunto. Descubra os pontos fortes e fracos do grupo e crie estratégias para incentivar os primeiros e amenizar os últimos.

Aposte na qualificação profissional

No processo de treinar e capacitar a equipe de vendas não pode faltar a continuidade. Afinal, o estabelecimento recebe mercadorias inéditas, podem aparecer consumidores novos e até mesmo a concorrência pode afetar a rotina.

Desse jeito, ofereça palestras e cursos sobre o seu tipo de negócio, sobre técnicas de persuasão e sobre como se comportar em relação ao tom de voz e à postura corporal.

Até mesmo conselhos aparentemente óbvios devem ser sempre reforçados, como a importância de uma boa apresentação na vestimenta e nos cuidados com a limpeza e a higiene.

Também proporcione informações estratégicas sobre o ramo de atuação. Por exemplo: as principais tendências, as mais recentes demandas do público, os recursos mais modernos de tecnologia que possam melhorar o desempenho etc. Quanto mais autonomia sua equipe de vendas tiver, mais chances ela terá de fechar bons negócios.

Estimule a competição saudável

Uma forma muito interessante de fomentar uma competição positiva são as táticas de gamificação. Elas agitam os colaboradores e tornam o ato de treinar e capacitar a equipe de vendas mais divertido.

As metas podem ser ampliar as vendas em 5%, conseguir comercializar itens encalhados, trazer mais clientes para os programas de fidelização, entre outras. Nem é necessário investir dinheiro. Você pode conceder dias de folga, a liberdade de escolher o mês de férias ou até mesmo dar como prêmio mercadorias da própria loja.

O ideal é ter regras claras e bastante transparentes para evitar que a brincadeira acabe gerando intrigas e desentendimentos. Outro ponto fundamental é que os propósitos alcançados sejam de fato praticáveis.

Alguns estabelecimentos forjam a gamificação, impondo metas que ninguém alcança. Assim, eles conquistam um certo aumento nos resultados sem ter que dar bônus nenhum.

O problema é que bons vendedores são espertos e logo perceberão a artimanha. Como consequência, o grupo de trabalho pode acabar mais insatisfeito do que entusiasmado. Não caia nesse erro.

Como você já deve ter percebido, treinar e capacitar a equipe de vendas é a alma de qualquer negócio. Com disciplina e criatividade, é muito simples deixar um time comercial perfeito em sua atuação.

Dessa forma, você satisfaz as necessidades da empresa e, ao mesmo tempo, garante um melhor atendimento para toda a clientela. Quer saber mais como preparar os funcionários? Então leia também sobre os benefícios da limpeza no ambiente de trabalho.

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