montar um restaurante com pouco investimento

Como montar um restaurante com pouco investimento?

Montar um restaurante com pouco investimento é um verdadeiro desafio, mas não é um sonho impossível. Com calma, entusiasmo e um pouquinho de criatividade, você chega lá!

A primeira atitude a ser tomada é tentar economizar em absolutamente tudo. Por isso, pense item por item em como fazer mais com menos. Você pode tentar parcerias: trocar mesas e cadeiras por refeições gratuitas, por exemplo.

Mais uma dica é colocar a mão na massa. Produza luminárias com peças recicladas, crie enfeites de mesa ecológicos ou temáticos, compre equipamentos seminovos etc. Outro conselho crucial: com poucos recursos financeiros, não dá para abrir um negócio de grande porte. Sendo assim, mantenha os pés no chão. Quer saber mais sobre como montar um restaurante com pouco investimento? Então confira nosso post!

Elabore um plano de negócios para economizar

Com o dinheiro mais curto, é melhor caprichar no “plano de negócios”, que é um documento para estudar se ele é mesmo viável. Por isso, quando tiver em vista um imóvel para locar, faça uma pesquisa nas redondezas desse endereço.

Questione algumas pessoas na rua sobre o que elas achariam de ter um novo restaurante ou lanchonete nas imediações.

Afora isso, tente prever por quanto tempo seu dinheiro, ainda que curto, consegue custear as despesas do negócio. Em qualquer iniciativa de empreendedorismo, o lucro pode demorar para realmente acontecer. Diante desse cenário, reforce os orçamentos e tente reduzir ao máximo os seus custos.

Quando fizer essa conta, tenha um viés mais pessimista: inclua possíveis desembolsos com emergências, como obras ou mesmo conserto de maquinário.

Outro ponto fundamental durante a elaboração do plano de negócios é a forma como você vai controlar o fluxo de caixa. Na atualidade, o mais sensato tem sido a opção por programas de informática especializados. Nesse sentido, há pacotes e versões para todos os gostos e bolsos.

Com dados exatos sobre a movimentação do caixa, você logo vai perceber se o negócio vale mesmo a pena. Lembre-se de que é muito comum, até entre comerciantes experientes, perder-se nessa contagem. Por esse motivo, dedique muita atenção nesse quesito!

Selecione um local barato com critérios

Um artigo do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) alerta para os preços mais baratos de locação de imóveis nas ruas. Por essa razão, prefira esse tipo de local a shoppings e condomínios comerciais.

Afora isso, centros de compras fechados cobram taxas para custear as despesas coletivas. Na via pública, você ganha estacionamento de graça. No entanto, avalie muito bem se a área ao redor dispõe mesmo dessa facilidade.

Mais uma dica para montar um restaurante com pouco investimento: procure um endereço que, a partir do meio-dia, fique na sombra. As pessoas, no período da tarde, costumam fugir do sol. Para não ficar “invisível” para o público, evite os endereços em frente a paradas de ônibus. Pode até ser perto, mas não em frente!

Com recursos financeiros curtos, é interessante uma área com pouca ou nenhuma concorrência. Isso pode dar trabalho em termos de pesquisa, mas é crucial. Não se limite aos centros das cidades. Nos bairros, a chance de achar um ponto com poucos adversários comerciais aumenta.

Muita cautela com eventuais contratempos na estrutura do imóvel. Geralmente, esse conserto fica sob a responsabilidade do proprietário. Mesmo assim, dias parados por causa de uma suposta obra, por exemplo, atrapalharão seus planos. Por isso, prefira propriedades que não necessitem de grandes reformas.

Obedeça as regras da Anvisa e evite multas

Prepara-se para cumprir todas as regras da Anvisa (A Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Desse modo, garanta a completa segurança alimentar no seu estabelecimento.

Há muitas exigências desse órgão, mas o foco de preocupação deve ser a higienização. Nesse quadro, realize os procedimentos mais profundos logo cedo e após o fechamento. Assim, os alimentos não ficarão expostos.

Redobre os cuidados com a limpeza da cozinha. Nesse recinto, uma das fontes de contaminação mais perigosas são os equipamentos para processar a carne. Por essa razão, verifique de perto se essas máquinas estão realmente limpas, principalmente nos cantos.

Os sanitários devem ser higienizados, no mínimo, duas vezes por dia. No caso de sua movimentação ser muito alta, aumente essa quantidade. Não se esqueça de caixas de gordura, fossas e ralos. Quem vai montar um restaurante com pouco investimento não pode sofrer multas. Tampouco ser interditado!

Procure bons fornecedores

Ao montar um restaurante com pouco investimento, os fornecedores serão peças-chave. Primeiramente, para você conhecer a procedência dos insumos utilizados. Em um segundo momento, será preciso criar formas para não depender de uma única origem para cada mercadoria.

Por exemplo: para carnes, tenha entre três ou quatro opções de compra. Lembre-se de que os fornecedores têm capacidade até de quebrar um negócio.

Imagine que você dependa apenas de um e ele, de uma hora para outra, resolva vender para seu concorrente? Se possível, escolha provedores próximos à sua área. Assim, os gastos com transportes serão menores.

Mais uma dica: tenha um cardápio reduzido. Com pouco dinheiro, é bom não ter despesas altas com comida, principalmente as mais perecíveis. Quanto mais simples for o seu menu, menor será a sua dependência em relação aos fornecedores.

Montar um restaurante com pouco dinheiro, portanto, não é simples. Mas com algumas providências e um tempo de pesquisa, é perfeitamente possível colocar esse sonho em prática. Assim, você vai conseguir abrir seu empreendimento com mais segurança.

Quer saber mais sobre como ganhar dinheiro com alimentação? Então leia também nossos artigos sobre manipulação de alimentos e sobre como promover o restaurante nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *