reputação positiva no mercado

Como deixar uma reputação positiva no mercado

Deixar uma reputação positiva no mercado é algo essencial para empresas que planejam gerar mais negócios. Mas, afinal, o que isso significa? A reputação tem a ver com a forma que a sociedade enxerga a sua organização. É como se fosse a imagem que as pessoas têm da sua marca.

Para conseguir essa boa fama, são necessárias diversas providências. Uma delas é manter uma sólida coerência entre o que a companhia diz ser e o que de fato ela é. Na verdade, trata-se do prestígio ou mesmo da depreciação, no caso de o público não ficar uma boa impressão de um empreendimento.

Com a internet e as redes sociais, o reconhecimento e a notoriedade de uma marca ficaram mais vulneráveis. Uma atitude impensada pode resultar em efeitos catastróficos.

Para evitar que isso aconteça, é preciso realizar ações macros e micros. São atitudes que vão desde os objetivos estratégicos até fatores mais singelos, como a limpeza e higienização. Tudo isso tem uma influência na maneira como a sociedade vê e descreve o seu negócio para amigos, colegas de trabalho e familiares. Quer saber mais? Então veja dicas interessantes neste post de como conquistar uma reputação positiva no mercado!

Defina a missão, a visão e os valores

A famosa trilogia missão, visão e valores ajuda a empresa a montar a sua tática de comunicação. Afinal, a forma como a sua empresa se relaciona com a sociedade vai interferir em como essa mesma sociedade percebe a sua organização.

Diante disso, a missão é o objetivo do negócio, a razão pelo qual ele existe. É diferente de apenas descrever produtos e serviços. Por exemplo: se você tem um restaurante de massas, sua missão pode ser “vender pratos leves, saborosos, com alto controle de qualidade e com o melhor custo-benefício de toda a região”.

Por isso, a missão está relacionada às ambições financeiras, mas também a propósitos coletivos, que tragam benefícios sociais.

Outro item que você deve estabelecer é a visão, que tem a ver com a direção, o caminho, o modo como a empresa vai fazer para cumprir a missão. Quando se planeja a visão, tem-se uma ideia mais concreta do que esperar do futuro.

Por fim, os valores são um importantíssimo reforço à missão e à visão. Isso porque eles ajudam a desenhar a identidade da companhia. Assim, os valores são transformados em regras que vão servir para guiar toda a equipe.

Em outras palavras, é como se fosse um código de ética. Nesse quadro, os valores são essenciais para firmar uma reputação positiva no mercado. Confira a seguir exemplos de valores:

  • Honestidade;
  • Respeito;
  • Confiança;
  • Humildade;
  • Disciplina;
  • Criatividade.

Tenha responsabilidade social e ambiental

A responsabilidade social pode ser demonstrada de diversas maneiras. Há empresas que adotam praças, por exemplo, e ficam responsáveis pela conservação desse espaço público.

Afora essa medida, você pode doar mensalmente uma certa quantia para uma instituição de caridade. Mais uma ideia é fazer programas especiais para contratação de jovens à procura do primeiro emprego ou até mesmo para a recolocação profissional de pessoas com mais de 50 anos.

Nesse cenário, a quantidade de iniciativas que pode contribuir para uma reputação positiva no mercado é imensa. Por outro lado, também é preciso ficar atento ao que não deve ser feito. Isso inclui discriminar por qualquer motivo que seja: gênero, raça, idade, etnia, condição social, identidade sexual etc. O respeito à diversidade é muito valorizado hoje em dia.

Mas as formas de promover a responsabilidade social não param por aí. Deixar que os funcionários participem de decisões, ter políticas para beneficiar as famílias desses trabalhadores e cumprir com a legislação trabalhista também são atitudes úteis.

Não se esqueça de reservar uma energia e recursos para as questões ecológicas, muito cobradas pelo público na atualidade. Usar produtos sustentáveis, aderir a coleta seletiva de lixo e incentivar a redução de papel são bons exemplos de medidas ambientais muito bem-vistas.

Invista no relacionamento com os stakeholders

Stakeholder é uma expressão da língua inglesa que significa algo como “partes interessadas”. Ou seja, os stakeholders são pessoas, associações ou outras empresas que tenham ligação com seu negócio. Tudo aquilo que elas pensam e fazem tem a capacidade de interferir na sua empresa, seja para o bem, seja para o mal.

Por exemplo: os clientes são um tipo de stakeholder, mas os funcionários também. O mesmo pode ser dito sobre os parceiros comerciais, os concorrentes, os vizinhos de onde seu empreendimento está instalado etc.

Diante disso, você precisa criar estratégias para interagir com esse público. Dessa forma, pouco a pouco, você construirá uma reputação positiva no mercado por meio da opinião deles.

É necessário, porém, criar metodologias diferentes para se relacionar com cada um desses partners. Afinal, embora todos tenham conexões com a empresa, os anseios e demandas vão variar de um stakeholder para o outro.

Crie planos de carreira

Quando a empresa cria programas de carreira, ela ajuda no aprimoramento das habilidades dos funcionários. Além disso ser muito proveitoso para a própria atividade do negócio, é algo que ajuda a conquistar boa fama.

Os colaboradores ficam mais satisfeitos e vão espalhar essa notícia para os colegas de profissão. Por esse motivo, essa medida é muito eficaz na construção de uma reputação positiva no mercado.

Afora isso, os trabalhadores com perspectivas de crescimento contam para seus familiares e amigos pessoais essa boa notícia. Assim, mais uma vez, essa informação vantajosa será propagada a favor da empresa.

Indiretamente, também há ganhos. Afinal, funcionários felizes produzem com mais eficiência. Isso vai se refletir em melhorias para seus serviços e mercadorias.

Por exemplo: eles ficarão mais atentos à rotina, como ao uso adequado de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), uma vez que estarão bem mais comprometidos com essa organização.

Com isso, esse aumento da qualidade chega até o cliente. Isso representa mais um reforço na formação da boa imagem corporativa.

Como você já deve ter percebido, obter uma reputação positiva no mercado requer bastante esforço. Por outro lado, não é nenhum bicho de sete cabeças. Com dedicação e planejamento, você vai se destacar em sua área de atuação.

Mas não se esqueça: tudo isso é importante, mas não terá o mesmo efeito sem que os colaboradores estejam pensando da mesma forma. Por isso, leia também nosso post sobre como treinar a equipe!

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