Como pedir uma promoção para seu chefe

Chega uma hora que bate aquele desejo de crescer na carreira, não é mesmo? Mas daí vem aquele friozinho na barriga: como tomar coragem e pedir uma promoção para o chefe?

Em primeiro lugar, tenha em mente que ter essa conversa não vai desmerecer em nada seu trabalho. O máximo que vai acontecer é você levar um não. Mas o “não” você já tem, certo?

Assumir novos desafios e responsabilidades é algo positivo. Contudo, é preciso certo jogo de cintura. Se você está nesse dilema, não se preocupe. Neste post, vamos dar dicas interessantes de como pedir uma promoção na empresa sem dar nenhuma bola fora. Acompanhe!

Aposte nas técnicas de comunicação

A primeira dica é saber quando e como abordar seu superior. Por isso, se possível, marque uma reunião oficial com ele para que o diálogo não seja interrompido. Mais uma orientação é ir direto ao ponto, sem rodeios.

Diga qual é o motivo da conversa e não faça seu gerente perder tempo à toa. De forma equivocada, muita gente inicia essa interlocução enrolando, perguntando sobre o tempo ou sobre o final de semana.

Isso não é bom. Fica parecendo bajulação! A maioria dos líderes não aprecia esse tipo de comportamento. A maneira técnica correta de falar é pausadamente, com segurança e firmeza, mas com muito cuidado para não parecer rude.

Afinal, agir com agressividade nesses momentos, além de não ajudar no seu objetivo, pode manchar a sua reputação no mercado.

Outro ponto importante sobre o modo de abordar o supervisor é tentar não parecer uma vítima. Por essa razão, fale em um tom confiante, de cabeça erguida, mas de maneira serena. Não use argumentos pessoais como: “ah meu aluguel aumentou e estou precisando de dinheiro!”.

Se você conhecer um pouquinho do temperamento do chefe, procure agendar esse diálogo para um horário em que ele costume estar mais bem-humorado. Algumas pessoas ficam mais azedas pela manhã, por exemplo.

Faça um plano de carreira

Antes de pedir uma promoção para o chefe, faça uma análise fria sobre quais são as suas chances reais de crescer nessa empresa. Infelizmente, nem sempre o merecimento é sinônimo de progresso.

Por essa razão, observe a cultura corporativa e pondere se as regras do jogo realmente estão ao seu lado. Nesse contexto, faça um plano para a sua carreira e veja se a companhia atual de fato pode saciar seus desejos e ambições.

Aliás, pense com frequência sobre o que você quer do futuro. Esse é um ótimo exercício para fugir da estagnação. Por exemplo: dentro de dez anos, qual é o salário que você pretende receber? Existem cargos na empresa, na sua área, com esse perfil de remuneração?

Caso não haja funções possíveis para seu crescimento, talvez valha a pena procurar outros caminhos. Afinal, nenhum esforço vai ser suficiente se a política da organização não permitir supervisores com a sua formação, por exemplo. Não adianta dar murro em ponta de faca, não é mesmo?

Use bons argumentos

Ao pedir uma promoção, seu gerente vai querer saber que vantagens a empresa terá com essa medida. Nesse contexto, evite focar no seu merecimento e mire mais nas suas qualidades.

Sendo assim, mencione sua experiência, sua pontualidade, a qualidade dos seus serviços e sua vocação para liderar uma equipe.

Ou seja, faça um bom resumo do seu histórico na organização. Recorde as situações difíceis que você ajudou a superar, os projetos dos quais participou e, por fim, diga como você poderá trazer benefícios em um posto com mais responsabilidades.

Até mesmo nessa hora é bom ser flexível. Por isso, não chegue pedindo mundos e fundos: aumento muito alto, menos horas de trabalho ou até mesmo outros bônus e benefícios. Para dar certo, comece devagar. Peça uma ampliação razoável em seus vencimentos.

No caso de ouvir um não, aja com cortesia e respeito. Desse modo, agradeça pela oportunidade de falar com seu superior e siga em frente. O que você pode fazer é procurar outro emprego.

Assim, quando tiver uma proposta concreta em mãos, será viável reapresentar o pedido. Isso, é claro, na hipótese de você realmente desejar permanecer nesse time.

Apresente saídas para problemas

Uma boa tática para conseguir o destaque necessário em um time é mostrar soluções para obstáculos e desafios. Assim, você revela engajamento com a empresa e também disposição para ajudar.

Por isso, para pedir uma promoção, mais vale de fato ter uma eficiência acima da média do que fazer politicagens. Se você atua na limpeza, por que não apresentar produtos de qualidade que sejam sustentáveis e tenham alto rendimento?

Outra boa alternativa é se preparar para a limpeza de ambientes de forma específica. Você sabia que existem regras e estratégias para limpar cozinhas industriais ? Isso mesmo! Assim, você vai demonstrar uma capacidade superior de executar os serviços.

Do mesmo modo, é possível ficar sempre de olho nas novidades de equipamentos e acessórios profissionais que facilitam a limpeza no dia a dia. Com isso, você vai ajudar a reduzir o trabalho da equipe, que poderá render mais em um único dia. Essa é mais uma excelente forma de encantar o chefe.

Além disso, é bom ficar de olho nas regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre higienização.

Como você já deve ter percebido, pedir uma promoção para o chefe exige alguns cuidados, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Com jeitinho e planejamento, você vai mostrar que está sempre de olho nas necessidades da empresa.

Ou seja, vai deixar claro o quanto tem a oferecer para melhorar a rotina de clientes e colaboradores. E aí? Quer saber um pouco mais sobre a vida profissional? Então leia também o artigo Aprenda a valorizar seu trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *