Colaboradores que lidam com comida devem saber de cor o que são e para que servem as boas práticas de manipulação de alimentos. Essas técnicas evitam a contaminação e afastam os riscos de doenças.
Afora isso, o manuseio correto garante uma preservação melhor dos nutrientes e ajuda a cumprir a legislação, evitando multas e interdições. Quer saber mais? Então veja neste post dicas de como conquistar uma higienização impecável no trato com a comida. Confira!
Preste atenção na qualidade da água
Não adianta exigir que os funcionários lavem os itens da cozinha constantemente se a qualidade da água estiver ruim. Para evitar que isso aconteça, observe se existe coloração estranha, odor ou mesmo gosto esquisito.
Preserve a caixa d’água limpa
Uma caixa d’água suja pode prejudicar a qualidade da água em uso. Afinal, ao longo do tempo, podem cair em seu interior poeira, fezes de ratos, de aves, mosquitos, baratas etc. Por essa razão, é importante limpar esse reservatório a cada seis meses. Veja algumas dicas rápidas:
- não se esqueça de fechar o registro;
- guarde parte da água da caixa para utilizar enquanto o registro estiver fechado;
- deixe um palmo de água no interior do reservatório;
- remova a sujeira com pá de plástico e use uma escova de cerdas macias para esfregar as paredes;
- se a caixa d’água tiver mil litros, coloque um litro de água sanitária. Para um reservatório de 500 litros, utilize meio litro de água sanitária e assim por diante;
- espere essa mistura agir por duas horas e abra o registro para que ela escoe pela tubulação. Assim, o encanamento e os pontos de consumo também serão higienizados.
Faça o controle de pragas
Na manipulação de alimentos, todo cuidado com o perigo de infecção ou transmissão de doenças é pouco. Assim, as empresas, restaurantes, lanchonetes e similares, nos quais a comida é manuseada, precisam providenciar um controle para conter diversos tipos de pragas como ratos, aves, cupins, pulgas, insetos e afins.
Além dessas providências, é necessário cuidado com as áreas externas como redes de água, tubulação de esgoto, calhas e telhados, onde esses agentes de risco costumam procurar abrigo.
Mais um lembrete: mantenha o lixo longe do local no qual os alimentos são preparados. Veja o que diz a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre o assunto na Resolução 216de 2004:
“Os resíduos devem ser frequentemente coletados e estocados em local fechado e isolado da área de preparação e armazenamento dos alimentos, de forma a evitar focos de contaminação e atração de vetores e pragas”.
Tenha cuidado com a higienização de utensílios
Os produtos de limpeza usados na higienização de utensílios devem ser escolhidos com critérios. Opte por marcas de confiança. Lembre-se de que a lavagem automática, muito usada em comércios e indústrias, requer produtos especiais.
Existem mercadorias apropriadas com efeito desengordurante potente e outras próprias para o acabamento, que proporcionam uma secagem mais veloz. Acompanhe algumas orientações:
- remova o excesso de resíduos;
- lave com detergentes de qualidade;
- enxague;
- desinfete com soluções cloradas;
- verifique se os acessórios estão completamente secos;
- confira se o lugar de armazenamento também está limpo.
Capriche na limpeza de equipamentos
Equipamentos como batedeiras, liquidificadores, cortadores e moedores podem contaminar a comida se estiverem sujos. É perigoso fazer a limpeza desses aparelhos. Por isso, a primeira providência é retirá-los da tomada e desmontá-los.
O procedimento é bem parecido com o da higienização dos utensílios: lave com detergente, passe uma solução clorada e espere o aparelho secar bem.
Conserve as mãos impecáveis
Quando o assunto é a manipulação de alimentos, não há como se descuidar da higiene das mãos. Na prática, porém, alguns erros são recorrentes.
Se você abrir uma porta, atender ao telefone ou usar o celular, por exemplo, tem que lavar as mão de novo. Outro equívoco: enxugar as mãos no avental ou no uniforme. A seguir, observe alguns conselhos:
- molhe as mãos com água corrente;
- limpe a palma, o dorso, os vãos entre um dedo e outro e as unhas;
- remova todo o sabonete;
- seque preferencialmente com papel toalha descartável.
Como você já deve ter percebido, a manipulação de alimentos é um assunto cheio de detalhes e uma questão muito séria. Afinal, ela envolve o sucesso do negócio e a saúde dos clientes.
Por isso, garanta que os funcionários sigam as regras de boas práticas. Com o manuseio da comida bem-feito, seus superiores ficarão impressionados com seu empenho.
Quem sabe até não surja aquela tão sonhada promoção com um salário melhor, não é mesmo? E aí? Gostou desta matéria? Deixe seu comentário!