Impactos e Benefícios da limpeza no ambiente de trabalho

Impactos e Benefícios da limpeza no ambiente de trabalho

Embora desvalorizada algumas vezes, a limpeza no ambiente de trabalho faz toda a diferença para o bem e para o mal. Afinal de contas, empresas descuidadas nesse quesito causam má impressão aos clientes e parceiros e, afora isso, conduzem seus próprios profissionais ao desleixo.

Um ambiente sujo é ainda foco de transmissão de doenças. Dependendo do ramo de atividade, a falta de higiene pode acabar em multas e até mesmo em interdições. Péssimo para a reputação de qualquer negócio, não é mesmo?

Por essa razão, preparamos este post para você convencer os colaboradores e a diretoria sobre a importância da limpeza no cotidiano. Quer saber mais? Então confira!

Redução da produtividade dos funcionários

Imagine uma sala de escritório ou de uma indústria nesta situação: o mau cheiro forte exala dos sanitários, os lixos estão abarrotados de papéis, nas mesas, pilhas e pilhas de arquivos se amontoam. Para agravar a cena, o chão está completamente encardido.

Quem é que consegue ter ânimo para trabalhar em meio a tanto caos? Fica muito difícil ter disposição quando a limpeza é deficiente.

Agora, quando o recinto está cheiroso, todo organizado e com o piso brilhando, acontece o extremo oposto: as pessoas sentem mais bem-estar, têm mais vontade de fazer as suas atividades e até os mais relaxados ficam constrangidos em sujar alguma coisa. Por isso, a limpeza tem um efeito direto sobre a produtividade do time.

Risco de transmissão de doenças

As deficiências na limpeza geram aumento de pó, poeira, dejetos e outros detritos que favorecem a proliferação de bactérias e outros micro-organismos, capazes de afetar a saúde das pessoas.

Alergias, tosses, diarreia, dor de cabeça e até meningite e pneumonia são apenas alguns dos exemplos de doenças que costumam surgir em ambientes com uma limpeza malfeita.

Nunca é demais lembrar: se um profissional ficar doente, ele poderá até processar a companhia por causa das condições insalubres do local de trabalho. Logo mais, você acompanha algumas dicas de limpeza para ter tudo em ordem. Observe:

  • alimentos: tenha cuidado com a comida para que os restos não atraiam moscas, baratas, ratos e demais pragas;
  • acúmulo de objetos: não permita que nada fique entulhado: embalagens, matérias-primas, ferramentas, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva), entre outros utensílios, devem ser devidamente guardados e higienizados todos os dias;
  • refeitórios: oriente os colaboradores a não fazer as refeições sobre as mesas de escritórios ou máquinas industriais. Deve ficar disponível uma área apropriada para a alimentação;
  • qualidade dos produtos de limpeza: utilize marcas confiáveis;
  • disciplina: providencie a higienização diária dos departamentos;
  • faxina: periodicamente, faça uma limpeza mais profunda, com a lavagem dos pisos, azulejos e janelas.

Aumento da credibilidade

Um lugar com a limpeza em ordem, indiretamente, contribui para a formação de uma boa imagem corporativa. As pessoas acabam tendo uma boa impressão quando as faxinas e demais procedimentos de higiene estão em dia.

Com isso, fica bem mais simples conscientizar os funcionários a ajudar na manutenção da limpeza. Para as companhias que recebem clientes e fornecedores em suas instalações, esses cuidados são ainda mais importantes.

Afinal, imagine o tamanho da vergonha — e até do prejuízo — de perder um negócio estratégico porque os espaços da organização estão emporcalhados!

Afora isso, o trabalho é facilitado quando as áreas estão limpas. Quando os recintos passam por varreduras e demais medidas para a remoção de resíduos, a bagunça não se acumula. Assim, é mais fácil achar uma arquivo ou um aparelho, o que facilita as tarefas.

Ampliação da segurança

Um ambiente limpinho também se torna mais seguro e protegido. Suponha que a empresa seja uma indústria química. Os produtos finais correm o risco de sofrer alterações por causa de pó, de restos de alimentos ou de limo nas paredes.

Uma máquina que esteja repleta de teias de aranha, por exemplo, também é uma grave ameaça para os trabalhadores, já que essa sujeira pode comprometer a operação do equipamento e causar acidentes.

Se a organização for da ramo alimentício, uma situação assim leva o negócio a um quadro insustentável, já que o risco de estragar insumos com a proliferação de bactérias será imenso. Lembre-se de que as regras de vigilância sanitária são bastante rígidas para esses segmentos empresariais.

Como você pôde notar, a limpeza no ambiente de trabalho é crucial e não deve ser deixada de lado. Com atenção e disciplina nesse quesito, você vai proporcionar mais ânimo e bem-estar para os clientes e colaboradores.

E aí? Gostou do artigo? Que tal saber mais sobre a higienização nos ambientes corporativos? É simples: leia nosso post com 5 dicas de como economizar água na limpeza da sua empresa!

One thought to “Impactos e Benefícios da limpeza no ambiente de trabalho”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *