Produto de Limpeza Profissional

Comprar produto de limpeza profissional ou de uso doméstico?

A responsabilidade em manter a higiene impecável em restaurantes, lanchonetes e bares é enorme, não é mesmo? Afinal, a sujeira pode contaminar os alimentos e até provocar doenças. Com tamanha obrigação, é comum que os supervisores de faxinas tenham dúvidas na hora de adquirir os materiais: comprar um produto de limpeza profissional ou materiais mais simples, como os domésticos?

Pelo volume de pessoas, pela quantidade de comida e até pelos procedimentos culinários desenvolvidos, já dá para imaginar que remover a sujeira de um estabelecimento alimentício não é o mesmo que limpar uma casa. Nesse sentido, os superiores da limpeza em ambientes profissionais têm de saber que serão indispensáveis cuidados extras.

Isso inclui capacitação da mão de obra, utilização correto de equipamentos e, é claro, muito critério ao escolher os materiais aplicados na higienização. Quer saber mais? Então acompanhe neste post dicas incríveis sobre as diferenças entre o produto de limpeza profissional e seus similares para uso caseiro. Confira!

Conheça as características do material de limpeza doméstico

Os materiais de limpeza fabricados para aplicação residencial não contam com tantos agentes químicos para exterminar os resíduos como um superconcentrado. Afinal, bares, restaurantes e lanchonetes estão expostos a atividades que provocam sujeira de forma mais intensa. Nesses locais, liberam-se mais gordura e fumaça. O uso de louças também é muito maior.

Afora isso, poeira, fezes de animais e bactérias são trazidas das ruas para o recinto nos sapatos dos clientes. Desse modo, a aplicação de um produto doméstico vai exigir uma quantidade maior desse material para garantir uma higienização impecável. Também serão necessários mais esforço e tempo dos colaboradores. Os produtos de limpeza domésticos são feitos para uma sujeira de baixa complexidade.

Descubra as vantagens do produto de limpeza profissional

Um supervisor de limpeza eficiente precisa de produtos que assegurem um ambiente livre de detritos sem que seja preciso consumir horas a fio de trabalho dos colaboradores. Nesse cenário, os itens superconcentrados trazem mais benefícios para lugares onde a faxina pesada frequente é indispensável. É o caso de comércios, indústrias, hospitais, escolas etc.

Isso acontece porque o produto de limpeza profissional tem uma concentração maior de ativos limpadores em sua composição. Esses elementos ajudam a exterminar os dejetos da área em menos tempo e com mais eficiência. Com uma quantidade superior de ativos, a qualidade do processo também é mais alta. Veja outras vantagens dos materiais especialmente desenvolvidos para locais de trabalho:

  • Liberação de espaço físico: devido à concentração superior de removedores de sujeira, os produtos profissionais vêm em recipientes menores. Desse modo, eles ocupam menos áreas em prateleiras e armários;
  • Maior rendimento: um frasco com produto de limpeza profissional dura mais do que os potes de materiais comuns. Ou seja, uma mesma embalagem de superconcentrado suporta a realização de um maior número de faxinas;
  • Economia de água: por mais que os superconcentrados precisem de água para serem diluídos, o uso desse precioso recurso natural é bem menor do que com a utilização de materiais domésticos. No último caso, os procedimentos de limpeza, como esfregar e enxaguar, terão que ser repetidos diversas vezes até se alcançar o resultado esperado.

Saiba por que usar o material adequado para cada ambiente

Uma faxina doméstica não engloba os mesmos desafios que a limpeza no ambiente de trabalho, principalmente em um comércio alimentício, na qual há mais acúmulo de substâncias gordurosas, de comida, de detritos, de resíduos e de circulação de pessoas. Nesse cenário, é preciso um tratamento diferente para a limpeza pesada, o que é garantido pelo produto de limpeza profissional. Um mito precisa ser esclarecido: materiais feitos para aplicação caseira não ajudam a economizar.

Quando você utiliza um desinfetante comum no restaurante, por exemplo, terá que refazer as operações de limpeza várias vezes até que um chão fique brilhando. Se uma empresa afirma gastar menos com limpeza porque utiliza produtos domésticos, pode ter certeza: esse lugar ficará sujo. Saiba que um recipiente de superconcentrado pode até custar mais, porém apresenta maior poder de ação. Desse modo, no final do mês, os produtos profissionais são mais econômicos.

Como você já deve ter reparado, o produto de limpeza profissional é o mais indicado para o ambiente de trabalho. Com superconcentrados de qualidade, você vai garantir uma economia maior para a empresa, um dia a dia mais fácil para os colaboradores da faxina e recintos limpos e perfumados para os clientes.

Assim, você vai mostrar eficiência e deixará claro que está sempre prestando atenção em encontrar formas para melhorar a rotina. Gostou do nosso post? Quer saber mais dicas sobre higienização? É muito fácil: veja também nosso Manual de boas práticas na manipulação de alimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *