Cuidados com cerâmica

4 cuidados com cerâmica essenciais

Pela variedade de cores e pela relativa simplicidade na remoção da sujeira, a cerâmica é um dos materiais favoritos do brasileiro para o revestimento do chão. Os responsáveis pela higiene em ambientes profissionais, porém, precisam ficar atentos aos cuidados com a cerâmica na hora de limpar esse tipo de superfície.

Embora seja um material resistente, sem algumas providências na faxina, você pode danificar essas peças e trazer prejuízos para a sua companhia, uma dor de cabeça enorme para levar aos superiores, não é mesmo? Afora isso, a higienização do piso é estratégica na limpeza do ambiente de trabalho. Isso porque, nesses locais, a circulação de pessoas é mais intensa, e elas acabam carregando em seus sapatos os dejetos das ruas para dentro da organização.

Um chão sujo, abarrotado de bactérias e germes, pode provocar doenças respiratórias e ainda causar uma má impressão para os clientes. Quer saber como fazer direito e não ter nenhum problema com isso? Então veja neste post 4 dicas de cuidados com a cerâmica. Confira:

1. Remova o pó com frequência

Uma boa orientação sobre os cuidados com a cerâmica é não permitir que a sujeira acumule. Por essa razão, providencie a retirada do pó diariamente ou pelo menos a cada dois dias. Você pode usar o aspirador, mas tenha cuidado com a escova a ser acoplada à mangueira do equipamento. Prefira as de cerdas mais macias.

O mesmo vale para o processo de varrer.  Prefira as vassouras de pelos do que as feitas com piaçaba. Também estão liberados os esfregões, se você preferir. Finalize com um pano umedecido com produtos não abrasivos. No próximo tópico, vamos dar dicas sobre esses itens. Outro passo importante é secar o chão com muito cuidado. Assim, você vai evitar o surgimento de manchas, que podem dar um aspecto de sujeira ao ambiente.

Com essa rotina, os dejetos e resíduos não ficarão amontoados sobre a superfície. Desse modo, os perigos de problemas na faxina do piso cerâmico diminuirão sensivelmente. Além disso, esse procedimento vai ajudar a economizar água na higienização, uma vez que serão necessárias menos lavagens.

2. Fuja dos produtos abrasivos

Produtos abrasivos devem passar bem longe do chão de cerâmica. Essas substâncias têm a capacidade de arrancar pedaços do esmalte, que dão brilho a esse material. Geralmente, produtos abrasivos de limpeza contêm compostos mais “duros” do que a cerâmica. Por causa disso, eles causam um intenso desgaste nesse pavimento.

O resultado, infelizmente, é a formação de uma película fosca, amarelada, embaçada e de complexa remoção. São abrasivos os materiais de limpeza cuja composição inclui sódio, ácidos e cloro. Veja alguns exemplos de materiais com essa característica e garanta que eles não sejam utilizados no chão de cerâmica:

  • Desentupidores;

  • Antiderrapantes;

  • Removedores;

  • Alguns produtos fabricados para a limpeza pesada.

3. Aposte nos detergentes

Mais uma dica de cuidados com a cerâmica é fazer uma limpeza mais profunda a cada 15 dias. Use uma solução com detergente e água. Uma colher de sopa desse produto costuma ser suficiente para 5 litros.  O melhor, porém, é seguir as recomendações da fabricante do material de limpeza escolhido. Essas orientações costumam vir descritas na própria embalagem. Em seguida, esfregue essa mistura sobre o chão e retire o excesso com um pano seco. Isso vai ajudar a conservar o brilho. Vai parecer que o piso está novinho em folha!

Outra recomendação importante é não adotar materiais de limpeza de uso doméstico. O detergente em questão precisa ser um produto de limpeza profissional. Saiba que os limpadores feitos para a utilização caseira não têm o mesmo poder de ação. Um ambiente de trabalho, no qual se produz muito mais sujeira, requer soluções mais potentes.

4. Capriche na limpeza dos rejuntes

Não adianta deixar a cerâmica impecável e esquecer de limpar os rejuntes, aquelas frestas entre uma peça e outra, geralmente preenchidas com argamassa de cimento. Se você não tomar cuidado, o rejunte ficará realmente bastante encardido. Para que isso não aconteça, misture vinagre e álcool e despeje nessas fissuras. Espere 20 minutos e remova a solução com um pano umedecido. Depois, seque a área toda.

Como você já deve ter percebido, os cuidados com a cerâmica são essenciais para impedir estragos durante a limpeza. Mesmo sendo um material resistente, algumas providências precisam ser tomadas para evitar danos à superfície de um piso cerâmico. Afinal, saber usar os produtos de forma correta e conhecer os procedimentos adequados é importante para o trabalho, certo?

Com um pouco de atenção e medidas simples, é muito fácil manter o chão sempre limpo e brilhante. Assim, você vai oferecer à empresa um serviço de qualidade muito superior. Além disso, escapará de problemas por causa de erros na hora de higienizar. E aí? Este artigo ajudou a esclarecer suas dúvidas? Deixe seu comentário no post!

 

4 thoughts to “4 cuidados com cerâmica essenciais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *