abrir um hostel

Por que e como abrir um hostel?

Muita gente sonha em montar o próprio negócio e tem pressa para realizar esse desejo. Se você é uma dessas pessoas, deveria pensar em abrir um hostel. Afinal, esse tipo de empreendimento está em alta no Brasil, segundo análise do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Os hostels são conhecidos por disponibilizarem hospedagem a valores mais em conta. Afora isso, esse tipo de negócio promove a troca de experiência entre cidadãos de diversos lugares do país e até do mundo. Em outras palavras, o hostel é como um albergue. Nele, os visitantes normalmente dividem o dormitório, mas isso nem sempre acontece. Sendo assim, com uma estrutura pequena, já é possível levantar uma quantidade razoável de capital.

Mais um incentivo é que esse tipo de empreendimento tem avançado bastante nos últimos anos. De acordo com a plataforma Hostelworld, a quantidade de reservas feitas por meio desse aplicativo ampliou em 51% recentemente. Isso sem falar que dá para tocar esse comércio com pouco investimento. Quer saber mais como abrir um hostel? É só vir com a gente!

Ofereça bons preços

Como já dissemos, o público associa o hostel a preços vantajosos. Por essa razão, uma de suas estratégias de vendas deve ser uma precificação adequada. Desse modo, pesquise em sua cidade se existem concorrentes e o valor que eles costumam cobrar. Tente trabalhar com quantias um pouco inferiores a de seus adversários comerciais.

Isso vai ajudar a impulsionar a movimentação no início. Mais uma tática comercial relevante é praticar promoções, principalmente em finais de semana e feriados.

Encontre o lugar certo

Ao resolver abrir um hostel, pense muito bem sobre a localização. De preferência, ele deve ficar em área de fácil acesso ao transporte público, como perto de uma rodoviária ou estação de trem. Se o seu município for turístico, tente achar um imóvel próximo a uma das atrações, seja uma cachoeira, seja uma praia etc.

Se for uma cidade sem muita vocação para o turismo, opte por endereços perto de universidades, hospitais, shoppings ou outros empreendimentos que atraiam a aglomeração de pessoas.

Geralmente, o público de um hostel é formado por jovens mochileiros. No entanto, há outros perfis de hóspedes. Por exemplo: uma pessoa que está prestando um concurso público. Quer mais? Alguém que esteja acompanhando um parente para fazer uma cirurgia.

Dessa forma, fica mais simples conquistar os primeiros clientes. Afora a localização, é necessário propiciar o mínimo de infraestrutura. Frequentemente, o hostel conta com uma recepção, uma sala de jogos, um lugar para assistir TV, sanitários e cozinha. Isso sem mencionar os quartos, que devem ser suítes.

Invista em marketing

O investimento na publicidade é outro passo essencial ao abrir um hostel. Nesse sentido, a internet ainda é o canal com melhor custo-benefício. Assim, mantenha um site do seu negócio com bastante fotos e dados, como o valor das diárias e as formas de pagamento.

Aproveite esse espaço virtual para mostrar que seu hostel é seguro, confortável e aconchegante. Também não podem ficar de fora da sua tática de propaganda as redes sociais. Providencie perfis nas principais delas: Facebook, Instagram e WhatsApp pelo menos.

Lembre-se de que o melhor marketing, porém, ainda é o boca a boca. Por isso, ofereça um atendimento diferenciado, o que inclui simpatia, rapidez e flexibilidade.

Capriche na limpeza

Uma pesquisa feita pelo Sebrae aponta que a limpeza é muito valorizada pelos frequentadores de hostels. Tanto é assim que esse estudo coloca a higienização entre os 10 segredos para o sucesso de um investimento dessa categoria.

Por isso, os serviços de limpeza devem ser muito bem planejados para que nenhum recinto acumule mau-cheiro ou sujeira. Isto é, você precisa organizar um cronograma de limpeza e usar produtos adequados para cada ambiente.

Na lavanderia, por exemplo, é fundamental materiais que não estraguem os tecidos. Com isso, você vai ganhar mais durabilidade para lençóis, toalhas e afins. As condições de higiene têm de ser impecáveis na cozinha e nos banheiros.

Por essa razão, adote produtos voltados à limpeza de sanitários que realmente sejam capazes de eliminar bactérias e germes. Na cozinha, aplique o mesmo procedimento e tenha uma cautela especial com o acúmulo de gordura.

Existem no mercado materiais feitos especialmente para desincrustar a oleosidade de jeito mais rápido e eficiente. Por fim, não se esqueça de garantir os Equipamentos de Proteção Individual aos trabalhadores desses serviços. Luvas, máscaras e botas são indispensáveis.

Como você já deve ter percebido, abrir um hostel pode ser uma excelente escolha para ter seu próprio negócio. Desse modo, você conquistará a tão sonhada independência financeira. Além disso, terá mais condições de fazer seus próprios horários.

Que tal saber mais sobre a montagem de um novo comércio? Então veja também nosso artigo sobre equipamentos que facilitam a limpeza empresarial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *