como lavar máscara de pano

Veja dicas de como lavar máscara de pano

As máscaras de tecido estão entre as mais usadas pela população brasileira para enfrentar a disseminação da Covid-19. Isso porque costumam sair mais conta na comparação com as descartáveis. Mas será que você sabe realmente como lavar a máscara de pano e assim permitir que ela cumpra a sua função?

Em primeiro lugar é importante esclarecer que esse modelo de máscara deve passar pelo processo de lavagem antes de ser reutilizada no dia seguinte. Nesse sentido é válido contar com várias unidades, pois dessa forma você sempre terá alguma à disposição na hora de sair de casa. A seguir vamos explicar como higienizá-las corretamente. Acompanhe:

Como lavar a máscara de pano

Para começar as máscaras nunca devem ser colocadas no cesto de roupas, ou seja, reserve um local somente para elas. Depois, separe uma bacia com um litro de água e duas colheres de água sanitária. Coloque-as nesta solução e deixe de molho por cerca de 30 minutos.

Na sequência, retire da bacia e esfregue as máscaras como sabão líquido ou então coloque na máquina de lavar roupas para realizar o processo. É importante salientar mais uma vez que a lavagem não pode incluir outras peças.

Se as máscaras forem pretas ou coloridas o processo envolve uma primeira lavagem com sabão neutro. Depois elas devem ficar de molho em uma bacia com alvejante sem cloro. Na sequência será preciso repetir o primeiro passo, lembrando sempre de remover todo o resíduo dos produtos.

Como secar as máscaras

Para secar as máscaras o ideal é pendurá-las no varal em local com bastante sol. Você também pode optar pela secagem na máquina, mas vale ressaltar que alguns tecidos encolhem ao passar por este processo.

Como as altas temperaturas ajudam a remover fungos, bactérias e vírus dos tecidos, a recomendação é passar as máscaras com ferro em temperatura bem quente. Mas, lembre-se dependendo do material elas podem queimar. Por isso mesmo é importante também optar, por exemplo, pelo algodão na hora de confeccionar ou comprar este item.

Como guardar as máscaras limpas

Além de compreender como lavar a máscara de pano corretamente é necessário saber armazená-la da forma certa. Afinal, depois de todo o processo de higienização de nada adiantará se ela for colocada junto com outras peças de roupa ou em local com exposição a microrganismos.

Assim, depois de passar, pegue a máscara e a envolva em um saquinho de tecido ou plástico. Nesse segundo caso é importante fazer alguns furos para que o tecido “respire”, evitando a umidade. Também é importante colocá-las em uma gaveta específica.

Quais tipos de máscaras não podem ser lavadas

Você só poderá lavar a sua máscara se ela for reutilizável. Isso inclui as que são feitas de tecido como o algodão e o TNT. Portanto nunca coloque na máquina os modelos descartáveis, mesmo se forem máscaras cirúrgicas.

Vale ressaltar também que alguns tecidos não são apropriados para confecção de máscaras. Entre os mais indicados estão o algodão, combinado ao chiffon de poliéster-spandex. Seda natural ou flanela também são recomendados.

Saber como lavar a máscara de pano é extremamente importante para a proteção contra a proliferação da Covid-19. Nesse sentido, use os produtos indicados de lavagem como a água sanitária ou alvejante sem cloro, e sabão líquido. Elas precisam secar ao sol e você pode usar ainda o ferro de passar roupas. Na Biossen é possível encontrar todos os produtos de higiene para deixar as máscaras prontas para o uso.

Em nosso blog há artigos cheios de dicas como essas, como por exemplo, aprender a usar aromatizador de ambientes.

Conheça os aromatizadores disponíveis na loja virtual da Biossen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *