como tirar gordura queimada da panela

Como tirar gordura queimada da panela: Veja nossas dicas!

Existem algumas tarefas domésticas que são realmente ingratas como tirar gordura queimada da panela. Se você já teve vontade de se desfazer de um utensílio por conta dessa situação, calma. Existem formas de solucionar o problema.

O mercado oferece diversos produtos capazes de remover até mesmo a gordura mais difícil. Assim, as panelas ficam limpas, brilhantes e prontas para o reuso. Quer saber quais são eles? Então continue a leitura que vamos contar tudo.

Para começar saiba quais são os produtos indicados

Antes de falar sobre o processo de limpeza da panela com gordura queimada é importante esclarecer quais são os produtos capazes de cumprir essa tarefa. Assim, será preciso ter em casa:

  • Detergente de marca referenciada no mercado
  • Desincrustante de gordura
  • Esponja dupla face (macia de um lado e áspera de outro)

Com esses três produtos é possível resolver o problema e manter as panelas limpas e conservadas por muito mais tempo. Lembrando que receitas caseiras podem até surtir efeito, mas não foram formuladas com o propósito de remover a gordura.

Outro ponto muito importante antes de iniciar o processo da limpeza é ler o rótulo dos produtos para armazená-los e utilizá-los da forma correta e com mais eficiência.

Como tirar gordura queimada da panela?

O primeiro passo para remover a gordura queimada da panela é encher de água, adicionar um pouco de detergente e colocar para ferver por cerca de 5 minutos. Depois, com o uso de uma espátula tente remover o resíduo incrustado. Mas, cuidado, faça isso devagar, para evitar acidentes.

Ao desligar o fogão, espere a água esfriar e despeje-a na pia. Nessa etapa, o que estiver incrustado certamente amolecerá, facilitando o procedimento seguinte. Se grande parte do que estava grudado foi removido, a dica é usar uma esponja com detergente para eliminar o restante.

Se ainda assim, restar gordura utilize um desincrustante de gordura que tem uma ação ainda mais potente. Só de aplicar o produto com uma esponja os resíduos se dissolvem. Depois, enxágue abundantemente e repita a lavagem com detergente.

O que evitar no processo de limpeza?

Remover a gordura da panela é realmente um trabalho chato e na pressa muita gente não pensa duas vezes: pega uma palha de aço e começa a esfregá-la com força. Esse método até pode remover os resíduos, mas certamente exigirá tempo.

Além disso, a palha de aço ou a parte áspera da esponja deixam a panela arranhada. Isso faz com que, em médio e longo prazos, os resíduos grudem ainda mais, sem contar que as panelas vão durar por muito menos tempo.

Outro cuidado importante é evitar o uso de produtos abrasivos. Por isso, é extremamente importante se limitar aos que foram indicados aqui no nosso primeiro tópico.

Cuidados para panela antiaderente

Não é porque a panela é antiaderente que os resíduos serão mais fáceis de serem removidos, especialmente, quando a gordura queima. Nesse caso, as recomendações são um pouco mais específicas. Veja só:

  •  Nunca use o lado áspero da esponja para lavar e muito menos produtos abrasivos como os saponáceos;
  • Quando estiver cozinhando evite talhares de metal e prefira as colheres de pau ou silicone;
  • Cuidado com o choque térmico. A mudança brusca de temperatura também danifica a camada antiaderente da panela;
  • Ao terminar de cozinhar, lave a panela. Isso porque, quando ela fica suja por muito tempo, fica mais complicado remover a gordura.

Agora, você já sabe como tirar gordura queimada da panela. Basta utilizar os produtos corretos e seguir as orientações que apresentamos acima. Nas lojas mais referenciadas do país você encontra o detergente e desincrustante ideais para deixar os utensílios limpos e prontos para o uso por muito mais tempo.

Que tal conferir outras dicas como essa? Então, aprenda a tirar mofo de toalha de banho: Truques incríveis para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *