como tirar manchas do box - como limpar box de banheiro - como lavar box de banheiro

Como tirar manchas do box: 5 dicas poderosas para deixar o banheiro impecável

Manter o banheiro sempre limpo é imprescindível para controlar a proliferação de bactérias entre outros micro-organismos nocivos à saúde. Além disso, a limpeza contribui para a sensação de conforto e nesse sentido saber como tirar manchas do box deixa o ambiente mais agradável ainda.

O box retém resíduos de shampoo, sabonete, cremes, entre outros produtos de higiene pessoal que com o passar do tempo contribuem para o surgimento de manchas e também a proliferação de fungos e bactérias.

O que são as manchas esbranquiçadas do box e como removê-las?

Manchas esbranquiçadas no box, principalmente, quando ele é feito de vidro, surgem por conta dos resíduos de produtos de higiene pessoal e da própria gordura do corpo humano. Shampoo e sabonete costumam ser alcalinos, substância que acelera o processo de corrosão.

A corrosão é justamente aquela placa esbranquiçada e duras que fixa no vidro e só é removida com o uso de métodos e produtos adequados como mostraremos a seguir.

Quais produtos adequados para limpar o box

Acima focamos no box de vidro, mas alguns são feitos de acrílico, por exemplo. A boa notícia é que independente do material há um produto coringa para limpeza: o detergente neutro. Isso quer dizer que ele pode ser aplicado em qualquer tipo de superfície.

Outros produtos recomendados são o detergente desincrustante, álcool, sabão em pó e amaciante de roupa. É isso mesmo. Este último também pode ser um aliado infalível na limpeza do box do banheiro.  

5 dicas de como tirar manchas do box

1 – Água e detergente neutro

Nesta primeira dica, o primeiro passo é diluir algumas gostas de detergente neutro em um litro de água. Depois mergulhe a esponja nessa solução e com a parte macia da esponja inicie o processo, fazendo movimentos circulares.

Imprima mais força nos lugares em que a crosta está espessa. Depois enxágue abundantemente e repita o processo até que todas as manchas sejam removidas. Por fim, retire o excesso com um rodinho de pia e finalize passando um pano de microfibra para secar.

2 – Água e amaciante

Pode parecer inusitado, mas um bom amaciante de roupas também é capaz de deixar o box do seu banheiro mais limpo e livre de manchas. Para tanto misture meia xícara de água morna com meia xícara do produto.

Na sequência despeje um pouco dessa solução em uma esponja macia e com movimentos circulares espalhe a mistura por todo o box. Depois, enxágue abundantemente para remover qualquer resíduo.

Repita o processo quantas vezes forem necessárias para deixar o vidro ou acrílico totalmente limpo. No caso do vidro vale secar com um pano de microfibra, mas com cuidado para não deixar marcas.

3 – Detergente desincrustante

Com esse produto será necessário cautela, já que sua composição é mais ácida na comparação ao detergente comum. Assim é importante usar luvas e touca para evitar o contato.

No entanto, o processo de limpeza é bastante simples. Basta aplicar um pouco do detergente em um pano de microfibra ou esponja macia e passar por todo o box. Na sequência basta remover com água.

4 – Água quente e sabão neutro

Essa dica é similar a primeira que apresentamos e serve para remover as manchas de gordura. Então basta aplicar um pouco do sabão neutro em uma esponja macia e passar por toda a superfície do box.

Na sequência, usando uma luva para evitar queimadura nas mãos, despeje a água quente. Neste caso ela deve estar quente mesmo e não morna. Para finalizar use um rodinho de pia e pano seco.

 5 – Uma receita caseira

O bicabornato de sódio e o vinagre branco também são produtos ácidos e capazes de remover manchas mais consistentes. Assim a dica é misturá-los com água morna e sabão em pó.

As proporções são: 2 colheres de sopa de bicarbonato + 200 ml de vinagre branco + 1 colher de sopa de álcool + 250 ml de água morna + 1 colher de sopa de sabão em pó. Depois de misturar todos esses ingredientes aplique a solução em uma esponja e esfregar a superfície do box.

A finalização é com um pano de microfibra ou rodinho de pia.

Agora você já sabe como tirar manchas do box com dicas simples e uso de produtos disponíveis nas melhores lojas do país. Faço o teste e deixe o seu banheiro sempre limpo e cheiroso.

Aprenda também a tirar o mofo da toalha de banho com as nossas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *