como lavar almofadas - como lavar travesseiros

Saiba como lavar almofadas e travesseiros de forma prática

Será que tem como lavar almofadas na máquina ou é melhor fazer isso no tanque de roupas? A resposta é que as duas opções são viáveis e ainda há outras maneiras deixá-las limpas e cheirosas.

Mantê-las devidamente higienizadas é importante para evitar a propagação de fungos, ácaros entre outros micro-organismos capazes de afetar a saúde. Então aproveite este artigo, pois traremos dicas incríveis e muito práticas.

Qual frequência adequada para lavar almofadas?

A manutenção de almofadas se assemelha a dos travesseiros. Em geral, elas devem ser lavadas a cada 6 meses. Vale ressaltar que a recomendação é fazer a troca de 2 em 2 anos, ainda que a lavagem esteja em dia.

Para ter certeza que a vida útil das suas almofadas chegou ao fim, dobre-as ao meio. Se elas demorarem para voltar ao estado normal a recomendação é comprar novas peças.  

Como lavar almofadas na máquina

Como adiantamos no início deste artigo é possível levar as almofadas e travesseiros para a máquina de lavar roupas. Mas isso se forem feitos de poliéster, penas e plumas. Na sequência, basta seguir os passos abaixo:

  • Remova a capa protetora antes de colocar na máquina,
  • Depois coloque uma porção de sabão líquido e amaciante,
  • Opte pelo ciclo de lavagem suave a fim de evitar danos às almofadas,
  • Na sequência selecione a opção centrifugar,
  • Por fim, retire da máquina e deixe secar a sombra e em local ventilado.

Importante: Na hora de secar é importante deixar as almofadas na posição vertical e virá-las de hora em hora para tirar toda a umidade  

Como lavar almofadas no tanque

Algumas almofadas são feitas de materiais mais sensíveis que não devem ser levados à máquina como o látex e o viscoelástico. Nesse caso a recomendação é fazer a higienização no tanque, seguindo as etapas abaixo:

  • Retire a capa e coloque a almofada de molho em solução de água, bicarbonato de sódio e vinagre e deixe agir por 1 hora,
  • Na sequência pegue um sabão em barra neutro e esfregue na almofada com cuidado,
  • Enxágue e repita esta etapa até sentir que removeu todo o sabão,
  • Por fim, coloque as almofadas para secar em local arejado por pelo menos um dia.

Como lavar almofadas a seco

É muito importante reforçar que antes da lavagem será necessário verificar as instruções da etiqueta. Isso porque algumas almofadas não devem entrar em contato com a água.

Assim, a recomendação é usar uma esponja macia e umedecida com um produto específico para tirar manchas. Na sequência, despeje um pouco de álcool em um pano e passe por toda almofada. Deixe secar, de preferência na sombra, mas em local arejado para evitar mau cheiro.

Cuidados extras com as almofadas e travesseiros na secagem

Seja qual for o procedimento de lavagem, na hora de secar é preciso ter cuidado com o local em que as almofadas ficarão expostas. Se o sol estiver muito forte aumentará a temperatura interna, propiciando a proliferação de ácaros e fungos. Além disso, em alguns casos, causa manchas.

Outro ponto muito importante é deixá-las secar na posição horizontal. Isso porque pendurá-las certamente danificará o formato delas. Entre 7 e 15 dias vale trocar a capas e colocar as almofadas para tomar o sol da manhã ou do fim de tarde. Nesses horários a temperatura é amena e suficiente para evitar o mofo.

Agora você já sabe como lavar almofadas em casa sem precisar gastar dinheiro com a lavanderia. Para tanto busque produtos de qualidade e não esqueça de conferir as instruções da etiqueta para seguir com o procedimento mais adequado.

Aqui no nosso blog você encontra outras dicas como limpar vidros sem deixar manchas. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *