como tirar o mofo - como tirar o mofo das paredes - mofo nas paredes

Como tirar o mofo das paredes

Sabe aquelas manchas em tons de preto e marrom que enfeiam as paredes e pisos da sua casa ou escritório? Provavelmente é indício de mofo ou bolor. Além de impactar o visual dos ambientes, tais manchas podem causar danos à saúde. Portanto, é imprescindível saber como tirar o mofo.

O mofo resulta da presença de fungos e para removê-los há produtos e técnicas de limpeza específicas como mostrarmos a seguir. Confira e faça e o teste!

Como surge o mofo?

O mofo consiste em uma colônia de fungos que se prolifera na presença de umidade e falta de iluminação. Por isso, os locais que apresentam essa característica costumam ter paredes com manchas pretas ou em tons de marrom.

Se a umidade até então não era um problema na sua casa ou ambiente de trabalho, vale investigar, se existem vazamentos no encanamento. Somente depois de resolver essa questão vale iniciar o processo de remoção do mofo.

Afinal, tem como tirar mofo da parede?

Em tese, a remoção de mofo nas paredes não é tão complicada. Para tanto basta aplicar certos produtos nas manchas, deixar agir e remover na sequência. No entanto, o processo exige algumas medidas de segurança como usar luvas de borracha, máscara para cobrir boca e nariz, além de óculos de proteção.  

Isso porque o mofo pode desencadear alergias na pele, irritação das mucosas e acentuar problemas respiratórios. Vale destacar que além do bolor, os produtos que o eliminam também podem ser nocivos, caso entrem em contato com a pele.

Remoção com água sanitária

Para começar a tirar o mofo com água sanitária nada de jogar o produto diretamente nas paredes. Primeiro será necessário pegar um balde e diluir 1/3 do produto em 2/3 de água. Na sequência com uma escova de cerdas duras esfregue as áreas manchadas.

Repita esse processo se for necessário até o bolor desaparecer. Depois utilize um pano úmido para remover o excesso de produto e na sequência um pano seco. Cuidado para que as paredes não fiquem encharcadas, pois assim será mais complicado de secar.

Bicabornato de sódio também serve para tirar o bolor

Nesta segunda dica é preciso misturar uma colher de bicabornato com um copo de vinagre branco e, depois, despejar a solução em um borrifador. Na sequência aplique a solução em cima das áreas com mofo e espere uns minutos.

Com um pano limpo ou esponja remova o excesso da solução e repita todos os passos até que as paredes estejam totalmente livres do bolor.  

É possível evitar o mofo nas paredes?

Sim. É possível evitar o surgimento das manchas de mofo, a partir de algumas medidas simples como manter portas e janelas dos cômodos abertos para melhor circulação do ar. Outra dica é utilizar um desumidificador que controla os níveis de umidade dos ambientes. Manter a casa sempre limpa também ajuda a prevenir o bolor.

Atenção: Se o mofo se alastrar por uma área muito grande, vale contratar um profissional para analisar a situação e realizar a remoção.

Neste artigo mostramos como tirar mofo das paredes com algumas soluções simples, mas que exigem paciência. Por esse motivo, a prevenção é sempre a melhor pedida e também realizar a limpeza diária da casa ou local de trabalho com os melhores produtos do mercado.

Descubra também como tirar o mofo das toalhas de banho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.