como limpar micro-ondas

Saiba como limpar micro-ondas e deixá-lo como novo

Os eletrodomésticos que ficam em ambientes como a cozinha precisam de cuidados especiais já que estão constantemente em contato com os alimentos. Por isso é importante saber, por exemplo, como limpar o micro-ondas.

Além de prolongar a vida útil do aparelho, remover os resquícios de alimento, que costumam sujar a parte interna do forno elétrico, evitam a proliferação de bactérias ou outros micro-organismos nocivos à saúde. Por essa razão, a seguir, vamos apresentar alguns produtos e técnicas corretas para limpar o micro-ondas da forma mais eficiente e sem causar problemas ao eletrodoméstico.

Como limpar micro-ondas

Para começar é muito importante que a higienização seja constante. Assim, sempre que utilizá-lo e, principalmente, identificar resquícios de alimento na parte interna você pode seguir os seguintes passos:

  1. Retire as peças removíveis – como prato de vidro giratório – e lave normalmente, usando esponja e sabão
  2. Umedeça um pano de microfibra com água e aplique um pouco de detergente
  3. Passe o pano por toda a parte até remover a sujeira
  4. Seque tudo com papel toalha e dessa forma evite que o micro-ondas enferruje

Essa é a recomendação para a limpeza do dia a dia. Fazendo isso, será mais fácil manter o micro-ondas livre de bactérias e em funcionamento por vários anos


Como tirar a sujeira incrustada

Limpar o micro-ondas constantemente é a melhor forma de evitar que os resíduos de alimentos se acumulem. Mas, se por falta de tempo, a limpeza não for possível existem maneiras de remover essa sujeira que ficou incrustada.

Uma boa dica é pegar um pires, colocar água e algumas rodelas de limão por cima. Depois, basta ligar o micro-ondas por um minuto e espere alguns segundos. Na sequência, remova o pires de dentro do aparelho e faça a limpeza normalmente, com pano de microfibra umedecido e um pouquinho de detergente. Não esqueça a última etapa e dessa maneira seque muito bem todas as partes.

Assim como o limão é possível realizar o procedimento usando o vinagre. Isso porque ambos possuem acidez capaz de amolecer os resquícios de alimentos, facilitando dessa forma a limpeza eficiente do micro-ondas.


Como tirar o mau cheiro do micro-ondas

Em geral, os eletrodomésticos da cozinha também podem apresentar mau cheiro quando a limpeza não é feita constantemente. No caso do micro-ondas a solução do problema é relativamente simples. Para tanto será preciso apenas um pano de microfibra, água e bicarbonato de sódio.

Com o pano umedecido e uma quantidade de produto multiuso, limpe toda a área interna, lembrando que as partes removíveis podem ser lavadas com água e sabão na pia. Depois desse procedimento, seque tudo e deixe a porta do micro-ondas aberta por alguns minutos.

Limpeza externas do aparelho

A parte externa do forno micro-ondas também exige alguns cuidados. Assim como para o seu interior é importante evitar o uso de produtos abrasivos que podem danificá-lo. Dessa forma, o primeiro passo é utilizar um pano seco e macio para remover a poeira.

Na sequência, com um pano úmido e um pouquinho de detergente remova a sujeira. Por fim, seque com um pedaço de papel toalha. Se tiver cantinhos que o tecido não penetra, vale usar uma escova de dentes de cerda macia para remover todo resquício de alimento ou gordura.

Agora você já sabe como limpar o micro-ondas de forma eficiente, livrando-o das sujeiras mais difíceis e também do mau odor. No fim, o mais importante é limpar o forno elétrico regularmente, usando produtos de qualidade disponíveis em lojas de referência como a Biossen.

Agora aproveite e confira também como tirar aquela gordura queimada das panelas.







Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *