Tempo em família

Tempo de qualidade: Veja 4 atividades que tomam seu tempo

Tempo de qualidade é um termo conhecido na psicologia como o período que dedicamos exclusivamente a alguém, para estreitar as relações. Sabemos que na correria do dia a dia isso pode parecer difícil. Mas saiba que é possível contornar isso. Confira mais no texto a seguir.

Não deixe que essas atividades tomem seu tempo de qualidade!

Temos muitas obrigações ao longo do dia, seja o trabalho ou as tarefas de casa, é normal que pareça não existir espaço para termos tempo de qualidade com a nossa família e as pessoas que amamos, mas é possível tomar algumas atitudes para corrigir isso e liberar mais espaço na agenda para curtir com quem você ama, seguindo as dicas abaixo:

Levar trabalho pra casa tira seu tempo de qualidade

Esse é um fator que incomoda bastante até mesmo quem mora sozinho. Já trabalhamos o dia inteiro e, quando chegamos em casa, ou queremos descansar ou queremos curtir a presença da nossa família, então, evite ao máximo levar trabalho para casa.

Ao chegar em casa, a ideia é conseguir conversar com seu/sua companheiro(a) ou, brincar com os filhos, dedicando atenção exclusiva a eles. O trabalho deve ficar na empresa, afinal, você não recebe a mais por algo que já está levando muito do seu tempo ao longo do dia.

O percurso casa-trabalho/trabalho-casa também pode consumir bastante do seu tempo, então vale pensar em outros caminhos, veja:

Trânsito: busque rotas alternativas

Um trabalhador pode ficar em torno de 4h por dia somente no transporte público, somando o trajeto até o trabalho e a volta para casa. Muitos não possuem veículo próprio e, mesmo aqueles que têm carro, sofrem com o trânsito das grandes cidades.

Por isso, vale a pena buscar rotas alternativas que possam diminuir o tempo desse trajeto, dessa forma, você poderá descansar melhor e aproveitar mais tempo com a família realizando outras atividades mais interessantes, que podem fazer parte de uma rotina da família, algo que ajuda e muito.

Falta de rotina: acúmulo desnecessário de atividades 

E é justamente a falta de rotina que pode atrapalhar o tempo de qualidade, já que, caso não haja uma organização, por mais simples que seja, ocorre o acúmulo desnecessário de atividades. Criando uma rotina e cumprindo-a no dia a dia, essas tarefas serão realizadas mais rapidamente, como por exemplo, a limpeza da casa.

Faxina: crie um cronograma de limpeza

A faxina pode ser uma das tarefas que mais tomam tempo de qualidade, porém, isso só acontece se não houver um cronograma de limpeza na casa, já que não há organização e a higienização é feita de maneira desorganizada e “quando sobra tempo”.

A dica para resolver isso é apostar em um bom planejamento, podendo até utilizar checklists e apps de organização, mantendo as prioridades no topo da lista de afazeres. Também evite que a bagunça se acumule, podendo organizar um pouco a cada dia.

Compartilhar as tarefas da casa com a família também pode ser um atalho para o término mais rápido da higienização da casa, além de apostar em produtos de qualidade, que entreguem eficiência, principalmente se tratando da limpeza do banheiro, que é um dos cômodos que mais acumulam bactérias e considerados violões na hora de faxinar.

Como você pode ver ao longo do texto, a organização é um dos pontos mais importantes para que se garanta mais tempo de qualidade com as pessoas que amamos, afinal, é muito melhor passar um tempo curtindo com nossos familiares e amigos, do que prolongando afazeres que já poderiam ter sido feitos e até evitados.

Quer saber como ter mais tempo de qualidade na sua casa? Confira algumas Atividades em família que podem ajudar nisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *