Como montar uma lavanderia

Como montar uma lavanderia?

Muitos empresários já estão enxergando o promissor filão dos serviços que deixam o dia a dia das pessoas mais simples. Afinal, a correria nas médias e grandes cidades só aumenta, o que abre oportunidades para novos negócios. Nesse cenário, empreendedores avaliam investir em entrega de marmitas personalizadas, pensam em apostar na venda de remédios a domicílio ou até mesmo em como montar uma lavanderia. Por que não?

Neste último caso, as chances de sucesso são bastante promissoras. Isso porque, além de pouco tempo para os clientes cuidarem das roupas, os imóveis estão cada vez menores, o que dificulta a secagem. Afora isso, hotéis, hospitais, pousadas e spas também são possíveis usuários desse serviço. Ficou interessado? Então veja neste post como montar uma lavanderia! Acompanhe!

Pondere sobre a localização

Os centros urbanos são os melhores lugares para uma lavanderia. Você vai precisar ficar perto do seu cliente. O ideal é estar na vizinhança dos seus consumidores ou então no caminho deles. Por isso, a dica é procurar por bairros com muitos prédios residenciais. Outro fator que ajuda muito é ter vagas para estacionar o carro. Se a sua lavanderia não puder disponibilizar essa área, procure por um endereço no qual haja estacionamentos privados nos arredores. Assim, você negocia parcerias ou convênios.

Com a proximidade do público-alvo, você vai conseguir proporcionar experiências de conforto: entregar roupas, edredons e cobertores limpinhos na porta de casa da clientela, por exemplo. Para quem se preocupa com a reputação, oferecer diferenciais é essencial na estratégia de formação da marca.

Planeje a estrutura

Assim como em uma cozinha industrial ou em um restaurante com alta demanda, a infraestrutura da lavanderia precisa ser muito bem programada, principalmente para os investidores que estiverem com o orçamento reduzido. O tamanho ideal de um estabelecimento desse tipo deve ser de 100 metros quadrados. Ao se pensar em como montar uma lavanderia, há outro tópico importante: o retorno financeiro pode demorar até um ano para ser concretizado. Por isso, caso exista uma limitação econômica, foque nos itens essenciais.

Além da estrutura ligada ao serviço, é bom ter uma área reservada para os funcionários. É importante que eles tenham um local adequado para fazer a manipulação de alimentos e as refeições. Nesse tipo de atividade, todo o cuidado é pouco para não manchar as peças dos clientes. Desse modo, não permita que os colaboradores comam nos ambientes onde se lava, seca ou passa.

Veja os principais componentes desse estabelecimento:

  • recepção;
  • área para armazenar roupas, cobertores e afins;
  • salas para as mesas de passar;
  • recinto para abrigar as máquinas de lavar;
  • local para as secadoras;
  • armários para depositar cestos, cabides e embaladores para as peças.

Saiba quais são os documentos necessários

Descobrir como montar uma lavanderia de sucesso, infelizmente, esbarra em questões burocráticas. Por esse motivo, você vai ter que reservar um tempo para providenciar os registros obrigatórios. São eles: alvará de funcionamento e licença expedido pela prefeitura, CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da Receita Federal, autorização do Corpo de Bombeiros e regularização na junta comercial do município.

Use produtos de qualidade para não agredir os tecidos

Você vai ter que encontrar fornecedores de produtos de qualidade e adequados para cada tipo de tecido. Nada prejudica mais a imagem de uma lavanderia do que estragar ou sujar os pertences do público. Por exemplo: quando a sujeira é muito difícil de remover, como é o caso de gordura, sangue, óleos, graxas, fezes, remédios ou até mesmo a urina, é necessária a ação de detergentes profissionais. Eles contam com alto teor de ativos para ajudar nos procedimentos que antecipam a lavagem, evitando danos. Esses produtos também auxiliam na economia de água, já que será preciso menos quantidade dela ao lavar a roupa que já passou por um processo prévio de remoção das impurezas.

Outra dica: amaciantes precisam resistir às altas temperaturas das máquinas de secar, principalmente no caso do algodão. Há ainda produtos específicos para neutralização dos efeitos do cloro, o que amplia a vida útil das peças. Alguns materiais ajudam a passar a roupa de forma mais segura. Eles retiram a aspereza da superfície dos tecidos, o que impede aquele indesejado enrugar das vestimentas. São itens que amaciam e perfumam tanto fibras naturais como sintéticas.

Como você já deve ter percebido, aprender como montar uma lavanderia exige algum esforço, mas também não é nada tão complicado assim, não é mesmo? O empreendedor precisa ter cuidado para se programar com exatidão na hora de estimar os custos. Outro ponto estratégico nesse investimento é avaliar minuciosamente a localização para ficar bem perto do público-alvo.

Com a vida agitada nos cenários urbanos, deixar o cotidiano das pessoas mais simples é uma forma inteligente de gerar negócios. Se souber ir ao encontro da demanda, certamente sua empresa terá sucesso. E aí? O que achou do artigo? Esta matéria ajudou você? Deixe seu comentário no post!

 

One thought to “Como montar uma lavanderia?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.