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Limpeza hospitalar: 5 Cuidados para prestar atenção!

Não é segredo para ninguém que a higienização adequada é fundamental em qualquer lugar: restaurantes, lojas e até a casa da gente precisam estar sempre limpos por uma questão de saúde, certo? Quando o assunto é a limpeza hospitalar, as providências para remoção de sujeira devem ser ainda mais cautelosas.

Afinal, essa modalidade de faxina é estratégica na contenção de mortes e de epidemias. Por isso, são indispensáveis nesse processo a aplicação de produtos de limpeza de qualidade, equipamentos adequados e o respeito às regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Quer aprender como fazer uma limpeza hospitalar impecável? Então veja neste post cinco dicas incríveis sobre a higienização em ambientes onde ocorrem atendimentos médicos. Confira!

1. Faça a limpeza preparatória, a especial e a terminal

Para uma melhor organização, os procedimentos de higienização rotineira em um hospital são divididos em “preparatórios”, “terminais” e “especiais”. Na primeira situação, são executadas as medidas preliminares antes de o paciente entrar em um quarto ou utilizar um equipamento. Desse modo, trata-se de uma limpeza preventiva para evitar transmissão de enfermidades.

Há ainda a limpeza terminal, que deve ser posta em prática assim que um usuário deixar o leito, seja por morte, seja por alta. Aplique desinfetantes em pisos, paredes, janelas, portas, luminárias etc.  Mais um tipo de saneamento indispensável nesse meio é o “especial”.

Nesse processo, todos os objetos e utensílios que estiverem em um raio de um metro a partir de um paciente infectado têm de passar por desinfecção. Isso inclui as grades da cama, os monitores, o painel de gases, os respiradores e até mesmo o suporte para o soro. A limpeza especial tem que acontecer todos os dias.

2. Capriche nas áreas críticas

Um hospital conta com uma grande variedade de alas. Para cada uma delas, serão exigidas diferentes técnicas. A limpeza e higiene dos sanitários merece um reforço na atenção. Isso porque, nos vestiários e banheiros, germes e bactérias se acumulam rapidamente e em alta quantidade. O piso é mais um item que requer intervenção diária. O mesmo pode ser dito sobre as superfícies nas quais as pessoas costumam passar muito a mão: equipamentos, portas, torneiras, trilhos da cama, telefone etc.

3. Aprenda a diferenciar limpeza, desinfecção e descontaminação

Para integrar a equipe de limpeza de um hospital, é preciso se familiarizar com alguns conceitos teóricos sobre higienização. Entre o conhecimento básico está a noção de limpeza, desinfecção e descontaminação. Na limpeza, a sujeira é apenas retirada, sem modificar as condições da superfície. Já na desinfecção, os micro-organismos são eliminados. Por último, na descontaminação, são aplicadas soluções com bactericidas, fungicidas e germicidas para remover qualquer material orgânico afetado.

4. Comporte-se da forma adequada

A maneira de agir dos colaboradores tem influência direta nos impactos e benefícios da limpeza.  Por essa razão, é essencial seguir uma série de protocolos, como usar luvas, higienizar as mãos e ter cuidados com objetos que possam perfurar a pele. Assim, veja abaixo algumas orientações úteis:

  • não use brincos, anéis, alianças, relógios e afins durante esse trabalho;
  • não encoste no paciente durante a limpeza, principalmente nos que tiverem passado por cirurgias;
  • ao entrar e sair de qualquer recinto, lave bem as mãos;
  • mantenha as unhas curtas e limpas;
  • vista uniformes impermeáveis;
  • utilize luvas de borracha em qualquer atividade ligada à limpeza hospitalar.

5. Escolha produtos de limpeza de qualidade

A qualidade dos produtos de limpeza é outro item extremamente importante na limpeza de um hospital. Imagine esterilizar uma sala de operações ou mesmo um laboratório sem que se garanta os efeitos químicos necessários? Seria um risco enorme de vigilância sanitária.

Do mesmo modo, é imprescindível a cautela com os itens de limpeza no refeitório hospitalar, onde é comum a incidência de sujeiras complexas como a gordura. Como esse é um lugar de manipulação de alimentos, materiais de limpeza clandestinos ou inadequados podem comprometer todo o processo. Não é diferente na limpeza da lavanderia, na qual pode haver transmissão de doenças se as roupas não forem limpas da maneira correta. Afinal, lençóis, toalhas e aventais são fontes com elevado potencial de contágio.

A limpeza hospitalar, portanto, é um assunto sério que merece concentração e estudo por parte dos colaboradores. Com os devidos cuidados, o funcionário aprende a usar produtos e equipamentos de forma segura, o que vai garantir a saúde e o bem-estar de todos.

Afora isso, esse é um mercado praticamente imune às crises econômicas, uma vez que as pessoas não deixam de ficar doentes. Nesse cenário, quem souber atuar com eficiência e responsabilidade sempre terá oportunidades de trabalho nesse ramo. E aí? Essa matéria ajudou você? Deixe seu comentário no post!

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