lavar roupa de bebê - como lavar roupa de bebê - dicas para lavar roupa de bebê

5 dicas para lavar roupa de bebê

Um recém-nascido inspira uma série de cuidados e é natural que os pais, especialmente os de primeira viagem, tenham muitas dúvidas. Se uma delas é a forma correta de lavar roupa de bebê este artigo pode ajudar.   

A higienização, da lavagem a secagem, é fundamental para evitar qualquer problema de saúde, como possíveis alergias. Por isso, nós trouxemos cinco dicas que ajudarão a preservar as peças por mais tempo e da maneira adequada.

1 – Atenção para as etiquetas das roupas

Muita gente esquece ou até mesmo não sabe que as etiquetas das roupas trazem informações do modo como elas devem ser higienizadas. Esse é um ponto fundamental, ainda mais quando se trata das roupas do bebê. Nesse sentido, vale conhecer os símbolos que representam a lavagem, secagem e uso de determinados produtos. São eles:

  • Bacia: Esse símbolo representa a lavagem e, portanto, aparece em diferentes versões. Por exemplo: a bacia com água e uma mão indica que a roupa não deve ir para a máquina;
  • Círculo: Quando este símbolo está presente na etiqueta significa que a peça deve ser lavada a seco. Mas, se tiver um X em cima do círculo essa não é a forma correta de lavagem;
  • Triângulo: Este símbolo representa a possibilidade ou não do uso de alvejante;
  • Ferro de passar: Nesse caso, o desenho indica se a roupa deve ser passada com ferro e a temperatura adequada.
  • Quadrado: O desenho recomenda a forma correta de secar a roupa, se no varal, posicionada na vertical ou horizontal.

2 – Use o ciclo de lavagem para roupas delicadas

Ao lavar roupa de bebê na máquina, a recomendação é optar pelo ciclo de lavagem de peças delicadas. Isso porque elas são de fato mais sensíveis e, numa centrifugação de nível maior, podem esgarçar ou até mesmo rasgar.

Além disso, é muito importante não misturar com as demais peças de roupa da família para evitar possíveis contaminações.

3 – Enxágue bem

Os recém-nascidos apresentam uma saúde mais delicada, pois seu sistema imunológico ainda está se fortalecendo. Portanto, todos os cuidados com a higiene fazem enorme diferença nessa fase, incluindo, a lavagem das roupas.

Nesse sentido é importante remover qualquer resquício de produtos no tecido, evitando possíveis alergias e irritações. Sendo assim, o enxágue é uma das etapas fundamentais do ciclo de lavagem das peças.

4 – Não torça as peças de roupa

O tecido das roupas de bebê é mais delicado para evitar o atrito com a pele, coceira e irritação. Portanto na hora de secar é preciso redobrar os cuidados para não danificar as peças.

Uma dica é enrolar as calças, macacões, entre outras peças, em uma toalha de banho. Depois basta torcer, mas sem força excessiva. Isso será suficiente para remover o excesso de água.

5 – Deixe secar na sombra

As roupas dos bebês devem ser penduradas no varal em local bem arejado, longe da umidade e grande incidência do sol. Como as peças são muito delicadas a recomendação é pendurá-las na horizontal para garantir a vida útil por mais tempo.

O sol pode desbotar as roupas coloridas e por isso o melhor é sempre secar na sombra. Mas, verifique se estão realmente secas antes de tirar do varal. A umidade na roupa, até mesmo para adultos, pode causar problemas de saúde no contato com a pele.

Lavar roupa de bebê exige mesmo mais cuidados e por esse motivo a atenção deve ser redobrada em todo o processo. Quanto aos produtos vale destacar que o uso do sabão neutro ou de coco são os mais indicados. Outra dica extra é evitar o uso de amaciantes, especialmente, nos primeiros meses de vida da criança.

Aproveite agora mesmo e confira também o nosso artigo sobre os símbolos nas etiquetas de roupa que vão ajudar a compreender melhor como lavar as roupas dos bebês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *