Embalagens de produto de limpeza - como descartar embalagens de produto de limpeza - onde jogar embalagens de produto de limpeza - que lixo jogar embalagens de produto de limpeza

Embalagens de produto de limpeza: Como descartá-los corretamente

Quando realizamos uma faxina temos uma grande gama de itens para fazer a higienização das superfícies e alguns podem ser tóxicos. Essas embalagens de produto de limpeza, assim como boa parte do lixo, precisa ser descartada corretamente, para não poluir a natureza.

Você sabe descartá-las da forma certa? Confira neste artigo algumas dicas para garantir a destinação correta dessas embalagens.

Tipos de embalagens de produto de limpeza

Há uma grande variedade de opções de itens para limpar, como sabão em pó, detergente, desinfetante, esponjas, entre outros. Assim, as embalagens de produto de limpeza podem ser feitas de diversos materiais.

Essas embalagens podem ter como componente o papelão, vidro, metal e, principalmente, o plástico e todas elas podem ser recicladas, já que o descarte incorreto pode causar impactos negativos na natureza.

Uma forma simples e fácil de identificar a composição destes itens é observar no rótulo um triângulo com três setas, que simboliza a reciclagem. Ele não terá um número no centro, quando a embalagem for composta por papelão ou alumínio, por exemplo.

No caso dos plásticos, será identificado com um número e, cada um, significa uma matéria, sendo eles:

  1. PET: Poli (tereftalato de etileno)
  2. PEAD: Polietileno de alta densidade;
  3. PVC: Poli (cloreto de vinila);
  4. PEBD: Polietileno de baixa densidade;
  5. PP: Polipropileno;
  6. PS: Poliestireno;
  7. Outros: classificação empregada geralmente quando a embalagem é composta por vários tipos de plástico.

A importância do descarte correto

A reciclagem é um processo muito importante para evitar uma maior demanda por recursos naturais e energéticos, garantindo que todos os materiais retornem para o ciclo produtivo, o que ajuda, obviamente, na preservação do ambiente, mas também reduz os custos de produção.

As empresas e indústrias, produtoras dessas embalagens de produto de limpeza, são as maiores responsáveis por colocar esses materiais no mundo, então é preciso que elas tenham o compromisso de também ajudar a reciclar os itens e destiná-los ao descarte correto.

Em casa, os cidadãos também devem fazer sua parte, desta forma, toda a cadeia, do fabricante ao consumidor final, garante um descarte ambientalmente positivo, o que ajuda a reduzir os lixões presentes nas grandes cidades.

Além disso, reciclar ajuda a gerar renda para milhares de trabalhadores que atuam em cooperativas, responsáveis pelo recebimento, seleção e destinação correta das embalagens e todo item que possa ser reciclado.

Como descartar as embalagens de produto de limpeza

Ao descartar embalagens de produto de limpeza, é preciso tomar alguns cuidados, para garantir que o processo seja concluído de maneira efetiva e que não haja problemas em nenhuma das etapas, como contaminação, por exemplo.

O ideal é sempre esvaziar a embalagem. Ao lavar, coloque um pouco de água, tampe e agite bem em todos os sentidos por um tempo. Este processo pode ser feito algumas vezes, para garantir que não fique nenhum resíduo no interior.

Feito isso, separe as embalagens para a destinação, podendo ser jogadas nas lixeiras recicláveis (identificadas por diferentes cores, sendo as principais: vermelho – plástico, amarelo – metal, verde – vidro, azul – papel) ou diretamente em uma cooperativa da sua cidade.

Importante ressaltar que, caso algum item tenha tido contato com produtos tóxicos ou inflamáveis, ele não deve ser direcionado à reciclagem, já que pode contaminar quem manuseia esses itens e também os outros materiais que estavam juntos.

Viu só como é importante descartar as embalagens de produto de limpeza corretamente? Desta forma é possível reduzir o impacto ambiental, permitindo que os materiais voltem para o ciclo produtivo e se tornem novos produtos, em diversos setores diferentes.

Está em dúvida na hora de definir seu fornecedor? Confira nosso artigo e saiba Como escolher uma empresa de produtos de limpeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *