Epis na limpeza

EPIs na limpeza: A importância da segurança no ambiente de trabalho

Os famosos Equipamentos de Proteção Individual ou simplesmente EPIs, como são conhecidos, são indispensáveis por lei em qualquer segmento. Não é diferente com os EPIs na limpeza.

Afinal, os funcionários da área de higienização entram em contato com poeira, restos de lixo, fluídos humanos, micro-organismos e bactérias o tempo todo.

Sem contar que a limpeza no ambiente de trabalho pode até afetar a reputação de uma empresa. Afinal, um lugar sujo interfere na percepção que os clientes têm sobre o negócio. Nesse sentido, garantir a segurança dos funcionários é também estabelecer vínculos com eles, e motivá-los a trabalhar melhor. Isso acaba aumentando a credibilidade da marca. Por isso, você deve respeitar os EPIs na limpeza por muitos outros motivos além da fiscalização. Isso sem mencionar os riscos de multas.

Ademais, são comuns os perigos concretos de acidentes, até mesmo graves, como um escorregão ou o manuseio indevido de elementos químicos.

Desse modo, os EPIs ajudam a proteger os colaboradores de ameaças físicas, biológicas, químicas e ergonômicas. As companhias contratantes são obrigadas a oferecer esses acessórios. Mesmo quem terceiriza é corresponsável. O uso e a aplicação dos EPIs são regidos pela Norma Regulamentadora 6 do Ministério do Trabalho. Quer saber mais? Então veja neste post dicas incríveis para compreender a relevância dos EPIs na limpeza no seu estabelecimento.  Acompanhe!

Evitar acidentes físicos e químicos

A forma de utilizar essas ferramentas de proteção depende do tipo de atividade, já que cada uma das tarefas oferece um grau diferente de risco.

Por esse motivo, em determinadas situações, é obrigatório vestir máscaras na região da boca e do nariz. Por exemplo: em um hospital ou em uma indústria que usa produtos perigosos pode haver contaminação de produtos químicos ou gases tóxicos.

Mais um item indispensável são as botas impermeáveis e antiderrapantes. Isso porque esses calçados são estabilizam o funcionário em pé nos processos de lavagem. Ao mexerem com a água, os profissionais podem sofrer quedas.

Em um galpão com muitas mercadorias, principalmente pesadas e armazenadas em grandes alturas, é crucial o sapato com biqueiras de aço. Eles amenizam o choque sobre os pés no caso de um item pesado cair sobre eles.

Impedir a contaminação

Outra grande importância dos EPIs na limpeza é controlar e eliminar a contaminação. Itens no lixo podem provocar doenças e alergias nos colaboradores. Por essa razão, as luvas também são EPIs na limpeza cruciais.

Desse modo, elas isolam as mãos das superfícies contaminadas, como vasos sanitários, lixeiras, maçanetas, entre outras. As máscaras, assim como preservam dos riscos químicos, também salvaguardam os indivíduos de ameaças biológicas, como os micro-organismos e as bactérias.

Cumprir a lei

Mais um motivo para levar os EPIs na limpeza bem a sério é que eles são obrigatórios por lei. Afora isso, a empresa que contrata tem de proporcionar todos os acessórios necessários. Como já dissemos, até quem terceiriza os serviços está sujeito à fiscalização do Ministério do Trabalho. Isso porque uma organização, ao contratar outra para esses serviços, deve monitorar a qualidade dos mesmos.

E tem mais: os empregadores precisam saber administrar a equipe de limpeza no aprendizado do uso de EPIs. Isso mesmo! Você precisa oferecer os devidos treinamentos de como higienizar, guardar e aplicar esses instrumentos no cotidiano.

Em relação à armazenagem e a conservação correta dos EPIs, a empresa acaba desfrutando de uma redução de custos. Tal fato acontece porque os aparelhos duram mais, de modo que é necessário comprá-los menos. Vale ressaltar, porém, que é necessário respeitar o prazo de validade dos fabricantes.

Recorde-se ainda que o Ministério do Trabalho pode aparecer a qualquer momento no seu comércio para inspecionar as condições dos EPIs. Funciona de forma parecida com as fiscalizações da Anvisa.

Assegurar a integridade de clientes e outros colaboradores

Há outros artigos de segurança na limpeza além dos EPIs. Quando o piso está molhado e escorregadio, a empresa deve providenciar placas de sinalização. Desse modo, clientes e outros funcionários ficam resguardados de acidentes.

Também é fundamental para a saúde e para a integridade física do time a disponibilização de equipamentos de qualidade: vassouras, materiais de limpeza, máquinas que esfregam o piso, entre outros equipamentos e utensílios.

Por isso, fuja dos produtos de limpeza clandestinos, que podem causar alergias, intoxicações e queimaduras. Ao contrário deles, os produtos sustentáveis estão dentro da lei, respeitam o meio ambiente e ainda rendem mais.

Como você já deve ter percebido, os EPIs na limpeza são extremamente importantes para a tranquilidade, a reputação e o crescimento dos negócios. Além disso, ao garantir todos esses cuidados, a equipe vai criar um sentimento de compromisso com a empresa. Assim, estarão mais dispostos a cumprir gestos pequenos, como usar os materiais de forma correta, sem desperdícios. Ou seja, você ainda economiza nessas tarefas.

Quer saber mais como gastar menos com as atividades de remoção da sujeira? Então leia também nosso post sobre produtos profissionais e produtos domésticos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *