como usar mop - o que é mop - uso do mop - onde comprar mop

Como usar mop para uma limpeza eficiente

Existem alguns recursos que certamente ajudam na limpeza da casa, como usar o mop. Isso porque o utensílio cumpre a função da vassoura e do pano de chão. Assim, é possível economizar tempo e concluir a tarefa com mais êxito.

O mop costuma apresentar boa durabilidade, especialmente se a limpeza for realizada logo após o uso. Para saber mais sobre como utilizar esse utensílio convidamos você a continuar a leitura.

Quais são as vantagens do mop?

Como você já deve ter intuído uma das principais vantagens do mop é tornar a limpeza mais prática. Isso porque não será preciso usar vassoura, mais um pano de chão e o rodo. Ele é fácil de usar, pois possui mecanismo de ajuste do cabo e para remover o excesso de água e sujeira.

Seu formato e base flexível ajudam a tirar o pó, até mesmo, dos cantos mais difíceis de acessar. Serve para limpar vários tipos de piso, como: a madeira, o laminado e a cerâmica. Como exerce a função de vassoura, o mop também permite a remoção da sujeira de tapetes e carpetes.

Como usar mop em casa?

O mop serve para a limpeza de qualquer cômodo da casa. Se a intenção for varrer vale seguir os passos abaixo:

  1. Molhe o mop em um balde com água e o produto de limpeza da sua preferência,
  2. Remova toda a água, torcendo o mop,
  3. Como se estivesse usando uma vassoura empurre a sujeira para um único canto do cômodo,
  4. Volte a molhar o mop para tirar o excesso de sujeira, torcendo-o na sequência,
  5. Por fim, recolha a sujeira com o uso do mop e uma pá de lixo.

Para limpar o piso depois de varrer os passos são praticamente os mesmos. A diferença é que neste caso você vai esfregar o mop no chão, realizando movimentos de vai e vem. Provavelmente será preciso molhar e torcer o utensílio com mais frequência para garantir máxima eficiência na limpeza.

Preciso usar a vassoura antes do mop?

Como o mop substitui a vassoura, em tese, não será necessário utilizá-la previamente. Isso porque ele é bastante eficaz para a remoção das sujeiras mais persistentes. Como a recomendação é molhar antes do uso, esse utensílio não espalha o pó pelo cômodo, como muitas vezes acontece com a vassoura.

É uma ótima alternativa no dia a dia, faxina intensa, uma vez que haverá pouca sujeira no piso para remover. Vale destacar que o mop só não substitui a vassoura e a pá de lixo para recolher pedaços de papel ou outros materiais de difícil aderência.


Produtos que podem ser usados com o mop

Desinfetante, desengordurante e produtos multiuso. Qualquer um deles pode ser misturado com água e utilizado na limpeza com o mop. Se a ideia for somente varrer, por exemplo, apenas a água dará conta do recado.

Na verdade, o que irá determinar a escolha do produto será o tipo do piso. Alguns são mais sensíveis e em contato com certas substâncias podem manchar. Por isso é importante manter a atenção aos rótulos, seguindo todas as instruções.

Como higienizar o mop após o uso?

Assim como para o uso a higienização do mop é bastante simples. O primeiro passo é colocá-lo embaixo de água corrente para remover as sujeiras maiores e que menos aderiram ao utensílio. Depois será necessário colocá-lo de molho.

Entre as misturas possíveis você pode diluir um pouco de lava roupas em dois litros de água e também misturar o bicarbonato de sódio. O ideal é esperar ao menos meia hora para retornar à água corrente e torcer.

Agora você já tem ideia de como usar o mop. Um utensílio que assim como outros produtos no mercado, facilita a limpeza diária e até mesmo a faxina mais pesada. Aproveite as recomendações do nosso artigo e experimente.

Sabia que misturar alguns produtos de limpeza pode ser perigoso? Confira aqui no nosso artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *