misturar produtos de limpeza - pode misturar produtos de limpeza - quais produtos posso misturar

Entenda o porquê misturar produtos de limpeza pode ser perigoso

Quando o assunto é a limpeza da casa, alguém sempre tem uma receita infalível para tirar manchas do estofado, remover o mofo das paredes e assim por diante. Mesmo que algumas dessas dicas sejam eficientes, misturar produtos de limpeza exige muito cuidado.

As fórmulas desses produtos contêm elementos químicos que podem causar reações perigosas e nocivas à saúde. Entre as reações que tais misturas podem causar estão: problemas no sistema respiratório, irritação na pele e nos olhos, entre outros. Para evitar situações como essas, nós apresentamos neste artigo as combinações mais preocupantes.

Por que misturar produtos de limpeza é perigoso?

Os produtos de limpeza são desenvolvidos por grandes profissionais e laboratórios e são plenamente capazes de cumprir a sua finalidade. Em outras palavras, um desengordurante, por exemplo, é formulado para remover a gordura sem que seja preciso adicionar qualquer outro elemento.

A fabricação desses produtos envolve pesquisas e testes químicos para que sejam eficientes, sem causar danos durante a sua utilização. Nesse sentido, é difícil prever reações adversas ao combiná-los com outras substâncias. Em muitos casos é justamente por serem perigosos que estes outros elementos não foram adicionados na fórmula.

Produtos que não devem ser misturados

Alvejante + vinagre

Juntos, o vinagre e o alvejante produzem um vapor corrosivo capaz de provocar diversos problemas de saúde. A combinação é altamente toxica para o organismo, podendo provocar também a queimadura na pele e dos pulmões. Portanto, é altamente recomendável evitar essa mistura.

Água sanitária + álcool em gel

A combinação desses dois produtos químicos resulta em um ácido que podem afetar vários órgãos do corpo como os pulmões, fígado, rins, olhos e pele. Tóxica essa mistura ainda pode causar outras reações adversas como enjoos.

Desinfetante + água sanitária

Em conjunto, os elementos químicos presentes na fórmula de água sanitária e do desinfetante geram um ácido que intoxica o organismo. Além disso sua ação corrosiva pode causar inflamação e alergia na pele e mucosa. Por isso nunca devem entrar em contato.

Vinagre + água oxigenada

Com tantos produtos de limpeza eficientes no mercado as receitas caseiras são dispensáveis para deixar a casa livre de sujeira e outros micro-organismos nocivos para a saúde. Ao combinar vinagre e água oxigenada, por exemplo, existe o risco de irritação na pele, nos pulmões e nos olhos. Uma desvantagem e tanto na comparação com o seu potencial de limpeza.

Como tornar a limpeza mais segura

Os produtos de limpeza sempre exigem cuidado na manipulação. Por iss, é altamente recomendável ler as instruções de uso, assim como adotar algumas medidas de segurança:

  • Usar luvas,
  • Utilizar máscara,
  • Manter as janelas abertas,
  • Não utilizar produtos fora da validade,
  • Utilizar panos limpos, sem resíduos de produtos,
  • Não reutilizar materiais descartáveis.

Essas recomendações certamente contribuem para a limpeza da casa com toda a segurança e eficiência necessárias.

Como mostramos neste artigo misturar produtos de limpeza pode ser altamente perigoso à saúde. Sendo assim, é extremamente importante conferir as instruções de uso na embalagem e buscar produtos de empresas qualificadas no mercado, que realizam diversos testes para oferecer eficiência, sem descuidar da segurança.

Aproveite e confira também as nossas dicas para tirar mofo das paredes.

2 thoughts to “Entenda o porquê misturar produtos de limpeza pode ser perigoso”

  1. Minha funcionária deixa preparada as misturas que acha que funciona , sabão em pó já diluído em água , para usar durante o mês todo !
    Água sanitária com bicarbonato ! Além do risco das misturas , perde a eficiência ficar preparado com muito tempo ?
    Obrigada

    1. Olá, Maria. Tudo bem? As misturas de produtos de limpeza podem ser perigosas, é preciso ter cuidado. Além de não mostrar um bom desempenho na limpeza. Esperamos que o artigo tenha te ajudado. Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *