limpeza pós-obra - como fazer limpeza pós-obra - como fazer limpeza depois da obra

Saiba como fazer limpeza pós-obra de forma eficiente

A limpeza pós-obra é aquela grande faxina necessária para remover respingos de tinta, restos de rejunte, pequenos pedaços de revestimento e, claro, poeira. É trabalhoso e por isso, algumas pessoas chegam a contratar empresas especializadas para o serviço.

No entanto, é possível economizar e realizar essa limpeza com o uso de alguns equipamentos e produtos específicos. A seguir vamos mostrar o que é necessário para se livrar da bagunça e sujeira pós-obra.

Como se livrar da sujeira no pós-obra

Pregos e parafusos, restos de papelão, pedaços de madeira e piso devem ser removidos antes da limpeza. Além de dificultar o processo da limpeza, se esse entulho fica espalhado pode causar acidentes.

Outra dica importante é usar equipamentos de proteção, especialmente luvas, para evitar o contato com materiais que possam machucar ou casar outros danos à saúde. Também vale vedar tomadas e interruptores.

O próximo passo é reunir os produtos e equipamentos específicos para limpeza pesada. Comece pela parte de cima, como teto, lustres e as janelas mais altas. Depois passe para a parte de baixo, incluindo as paredes, rodapés e piso.

Como limpar piso porcelanato

O porcelanato é um piso que exige alguns cuidados na hora da limpeza para que não fique arranhado ou manchado. Por isso, a primeira medida é passar uma vassoura para tirar o máximo possível de poeira e qualquer outro resíduo.

Depois, com um rodo e pano, a recomendação é aplicar produtos capazes de remover sujeiras incrustradas. O  detergente neutro é uma ótima opção para esse tipo de piso, mas é válido diluir em água. Outra opção é o Perol Limpa Porcelanato, com fórmula específica para a limpeza dessa superfície.

Repita o processo quantas vezes for necessário e depois seque com outro pano limpo.

Como tirar mancha de tinta

Remover manchas de tinta do chão é realmente uma tarefa mais complexa. Por isso na faxina pós-obra a recomenda-se seguir os passos abaixo:

  • Pegue uma esponja mas áspera e umedeça em solução de água e sabão neutro  
  • Posicione a esponja em cima dos respingos de tinta por alguns minutos
  • Esfregue a mancha, mas sem fazer tanta força

Nem sempre a mancha vai sair na primeira tentativa e por isso é válido repetir o passo a passo acima quantas vezes forem necessárias. Para finalizar se for um piso lavável é só jogar água e secar. Do contrário passe apenas um pano úmido para retirar os produtos.

Equipamentos que auxiliam a limpeza pós-obra

Assim como os produtos de limpeza alguns equipamentos podem facilitar a faxina pós-obra. Entre eles está o rodo duplo de alumínio que costuma ser mais resistente na comparação com outras versões.

Mop Spray Elegance é outro equipamento bastante eficiente e multifuncional. Isso porque ele borrifa, limpa e seca qualquer tipo de piso. Possui um sistema de spray que aplica os produtos de limpeza diretamente na superfície desejada. Com inclinação de 180°, acompanha reservatório de 300ml para líquidos não oleosos. 

Como mostramos neste artigo limpeza pós-obra torna-se muito mais fácil com o uso de produtos, equipamentos e procedimentos específicos. Para tanto vale buscar uma loja que ofereça todos os itens, com qualidade e prazos de entrega e pagamento facilitados.

Conheça também cinco formas de usar o flotador outra excelente ajuda para limpeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *