como limpar janelas - como tirar manchas da janela - como lavar janela

6 dicas de como limpar janelas de vidro sem deixar embaçado

Quando se trata da limpeza diária o foco costuma ser o piso e a poeira da mobília. No entanto, para que o ambiente fique realmente com aquele aspecto limpo e aconchegante, vale atentar a outros pontos como limpar as janelas.

Os vidros empoeirados e engordurados ou a esquadria manchada deixam um ar de que a casa não foi realmente limpa. Algumas pessoas acham que esse tipo de limpeza leva muito tempo, mas a seguir vamos mostrar cinco dicas práticas para deixar as janelas brilhando.

1 – Como limpar as janelas: uso os produtos certos

A primeira dica para uma limpeza eficiente das janelas é utilizar os produtos adequados, de acordo com o material do qual elas são feitas. Dessa forma é possível evitar manchas e outras avarias.

Os limpa vidros, como o próprio nome indica, deixará os vidros da janela devidamente limpos e livres da poeira. Outra forma de mantê-los brilhando é lavar com água e detergente.

2 – Remova a poeira antes de aplicar os produtos

Utilizar os produtos de limpeza na janela, sem remover a poeira com antecedência, certamente vai piorar a situação. É que ao realizar esse procedimento, ao invés de retirar os resíduos, eles certamente se fixarão ainda mais.

Portanto, a recomendação é passar um pano seco e macio antes de aplicar o produto, mas com cuidado para não arranhar o vidro.

3 – Procure limpar as janelas em dias nublados

Essa dica é valiosa para as janelas de vidro. Isso porque os raios solares em contato com os produtos de limpeza podem provocar manchas, como aquelas causadas pela chuva ou respingos de água que não foram removidos imediatamente.

Além do mais, fazer a limpeza em dias nublados, garantirá mais tempo para remover os produtos que precisam de enxágue, sem que o sol os seque rapidamente, e dessa forma exija o uso de mais água.

4 – Polimento com papel toalha ajuda a dar brilho

Para deixar as janelas limpas e brilhando, como se fossem novas, a dica é usar o papel toalha para o polimento. Assim, depois que aplicar o produto adequado, é só passar uma folha do papel pela superfície.

Essa técnica, além de brilho, vai ajudar a remover qualquer resíduo de poeira que tenha permanecido nas janelas.

5 – Para remover cola e sujeiras incrustradas

Se você removeu algum tipo de adesivo da janela e a cola permaneceu, certamente será preciso um pouco mais de paciência para deixá-la limpa e livre desse resíduo. Por esse motivo, para começar, dilua uma colher de detergente neutro em 5 litros de água.

Depois, aplique essa solução no local da cola ou outra sujeira difícil de remover com o uso de uma esponja macia. Então esfregue com cuidado e na sequência enxágue. Repita essa etapa quantas vezes forem necessárias. Por fim, basta secar com folhas de papel toalha ou um pano de microfibra.

6 – Janelas sempre abertas

Uma forma muito eficiente de prevenir a sujeira e a poeira nas janelas – o que facilita muito a limpeza – é deixando-as abertas todos os dias. Dessa maneira, além de evitar o acúmulo de resíduos, essa prática ajuda a arejar toda a casa, evitando outros males como o mofo.

Aqui você conferiu como limpar as janelas com praticidade e assim evitar que elas fiquem com uma aparência de desleixo. Vale ainda ressaltar que esse tipo de limpeza deve ser constante e o uso de produtos adequados certamente faz enorme diferença. Aproveite para colocar as nossas dicas em prática.

Depois de conferir como limpar as janelas, saiba como tirar o mofo das paredes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *